Quem foi Carlo Acutis, o santo 'padroeiro da internet'

19/09/2023 às 10:522 min de leitura

A igreja católica tem uma grande lista de pessoas santas, além das muitas outras que estão em processo para receber este título. Inclusive, alguns poucos nomes dessa lista são bem recentes, como o de Carlo Acutis.

Carlo chama a atenção por ser um adolescente que faleceu com 15 anos, e por conta de sua fé não demorou muito para trilhar os primeiros passos para se tornar um santo. Aliás, isso ganhou ainda mais força por conta de um vídeo que ganhou as redes sociais no último fim de semana, onde podemos ver que seu corpo ainda não se desfez completamente.

Leia também: Santos Incorruptos: conheça a história de 10 corpos que desafiam a natureza

Quem foi Carlo Acutis?

(Fonte: carloacutis.com/Reprodução)(Fonte: carloacutis.com/Reprodução)

Carlo Acutis nasceu em Londres, no ano de 1991, e desde pequeno foi conhecido por ser um garoto bondoso. Pouco tempo após o nascimento, se mudou com os pais para Milão, na Itália, onde se tornou católico.

Além do seu amor pela Igreja, Carlo sempre teve muita facilidade com temas ligados à computação. Seu conhecimento era considerado acima da média para os garoto de sua idade – sua mãe, inclusive, chegou a dizer que ele tinha o costume de ler livros de engenharia da computação.

"Ele era um especialista em computação, lia livros de engenharia da computação e deixava todos maravilhados, mas colocava seu dom a serviço dos outros e o usava para ajudar seus amigos", explicou Antonia Acutis, mãe de Carlo, à agência de notícias católicas ACI.

Foi o conhecimento em computação e a proximidade com temas da igreja que fez Carlo dar início ao seu maior projeto em vida: criar um site que catalogou os milagres realizados pelos santos da igreja católica, o que o levou a receber o título de "padroeiro da internet".

Carlo faleceu em 2006 vítima de leucemia, mas sua história não termina aí. Em 2019, quando seu corpo foi exumado para beatificação após a constatação de um milagre alcançado por um garoto brasileiro, perceberam que ele estava muito bem conservado – especialmente se considerarmos que o corpo de qualquer pessoa já estaria totalmente decomposto após esse período.

Leia também: 5 santos que você talvez não conheça (e de quem eles são padroeiros)

Corpo incorrupto?

(Fonte: CNS/Diocese of Assisi-Nocera Umbra-Gualdo Tadino)(Fonte: CNS/Diocese of Assisi-Nocera Umbra-Gualdo Tadino)

O que fez Carlo Acutis ganhar atenção nas redes sociais foi exatamente o fato de seu corpo permanecer extremamente reconhecível mesmo 17 anos após o seu falecimento. Entretanto, ele não está totalmente incorrupto (ou seja, totalmente preservado da decomposição).

O padre Carlos Acácio Gonçalves Ferreira, reitor do Santuário da Despossessão, em Assis, na Itália, ressaltou que seu corpo "está muito completo, não intacto, mas completo. Todos os órgãos estão preservados".

(Fonte: CNS/Diocese of Assisi-Nocera Umbra-Gualdo Tadino)(Fonte: CNS/Diocese of Assisi-Nocera Umbra-Gualdo Tadino)

O padre, inclusive, comenta que já foi feito um trabalho em seu rosto para mantê-lo mais preservado, mas ainda assim ele é o único em tempos recentes (inclusive vestindo calças jeans, moletom e tênis Nike) a ser encontrado dessa forma. Ainda hoje, corpos incorruptos desafiam a lógica e a ciência, ainda mais porque alguns deles estão dessa forma há alguns séculos.

Assim, o beato Carlo Acutis (que ainda não se tornou santo, já que há mais algumas etapas que precisam ser concluídas antes de ele receber esse título oficialmente) entra para a lista de pessoas próximas de Deus que estão com seus corpos preservados.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: