Esportes
16/03/2024 às 17:00•2 min de leituraAtualizado em 16/03/2024 às 17:00
A disponibilidade de água está se tornando uma questão ambiental em muitos lugares do planeta. Em determinadas regiões, as secas tornaram-se cada vez mais comuns, afetando negativamente a saúde e a produtividade das pessoas. De acordo com dados fornecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), 2,2 bilhões de pessoas não dispunham de água potável gerida de forma segura, incluindo 703 milhões sem serviço básico de água em 2022.
Do consumo global total de água, aproximadamente 10% do líquido é desperdiçado anualmente. Pensando nisso, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) desenvolveu um relatório para determinar os países que mais desperdiçam água per capita no planeta — e o Brasil ficou em 13º lugar.
A título de comparação, a Costa Rica é o país com menor gasto do relatório, com 42,09 m³ per capita. Conheça os países que compõem o top 6.
O Egito, um país situado no nordeste da África, tem uma população de 109,3 milhões de habitantes. O país depende principalmente do rio Nilo para a retirada de água, que anualmente é de 757,32 m³ per capita. Contudo, o país também conta com uma produção anual de resíduos de água de 121,77 m³ per capita.
Conforme o relatório, em 2022, 484 estações de tratamento de águas residuais no Egito trataram 5,2 milhões de m³ de águas residuais. Porém, houve apenas um aumento de nove estações em relação ao ano anterior.
Com aproximadamente 40 milhões de habitantes, o Canadá detém aproximadamente 20% dos recursos hídricos do mundo. Além disso, o país abriga muitos rios, lagos e três oceanos, tendo até mesmo o maior lago de água doce do mundo.
Com abundante disponibilidade de água, o Canadá, porém, tem uma produção de resíduos de água de 198 m³ per capita. Em contrapartida, empresas estão trabalhando em território canadense para diminuir esse desperdício.
Mônaco é o segundo menor país do mundo, com uma população de cerca de 36 mil habitantes. Como não existem rios importantes na região, o país depende dos seus vizinhos para a maior parte do seu abastecimento natural de água.
E mesmo sendo um país tão pequeno, a produção anual de resíduos de água em Mônaco é de 203 m³ per capita.
Os EUA apresentam um elevado índice de consumo doméstico de água, chegando a algo como 2,8 mil m³ per capita. Segundo dados internos de 2015, cada norte-americano usa, em média, 82 litros de água em casa diariamente. Mas embora o consumo de água seja elevado, comparativamente, a produção de resíduos não é tão alta.
O país produz cerca de 211 m³ de resíduos de água per capita, muito por conta de empresas que tratam águas residuais e as tornam adequadas para a reutilização. Isso os coloca na terceira posição de países que mais desperdiçam.
Com uma precipitação média de 1,1 mil milímetros por ano, a Áustria é um dos países mais ricos em água na Europa. Em grande parte, é um país montanhoso e sem litoral, com uma população de quase 9 milhões de habitantes.
Segundo os últimos dados recolhidos em 2021, os austríacos retiram anualmente 387,74 m³ de água per capita, dos quais 220 m³ são eliminados como águas residuais.
Localizada no leste das montanhas dos Pirenéus da Europa, Andorra é um pequeno país com uma população de apenas 79 mil habitantes. Porém, o país aparece no topo da lista por ter a maior produção de resíduos de água per capita, alcançando 257 m³ por ano.
Andorra depende fortemente dos rios para os seus recursos hídricos e enfrenta atualmente um dos seus principais problemas ambientais no desperdício de água.