6 casos ufológicos que aconteceram no Brasil

31/07/2023 às 08:004 min de leitura

Não é de hoje que objetos voadores não identificados, os famosos OVNIs, estão no radar da humanidade. Relatos sobre o fenômeno datam de centenas de anos atrás, com muita gente insistindo até mesmo que certos trechos da bíblia fazem referência a discos voadores.

Agora, porém, a coisa parece estar sendo levada mais a sério. Recentemente foram reveladas informações sobre o suposto envolvimento do governo dos Estados Unidos com aeronaves não identificadas e extraterrestres. Mas saiba que os ETs não são exclusividade dos norte-americanos: o Brasil também tem um histórico de respeito quando o assunto são avistamentos de aeronaves e seres estranhos.

Relembre 6 casos de OVNIs que aconteceram no Brasil

O Brasil também tem vários relatos de avistamentos de OVNIs que datam de várias décadas atrás (Fonte: Getty Images/Reprodução)O Brasil também tem vários relatos de avistamentos de OVNIs que datam de várias décadas atrás (Fonte: Getty Images/Reprodução)

Ainda que o ET de Varginha seja um verdadeiro ícone da ufologia nacional, nosso país já foi palco de outras situações misteriosas que até hoje seguem sem explicação. Abaixo, você confere 6 casos de OVNIs que aconteceram aqui no Brasil:

1. Caso Vilas-Boas

Entrando para a história como o primeiro caso registrado de abdução do Brasil e do mundo, em 16 de outubro de 1957 o brasileiro Antônio Vilas-Boas avistou uma luz vermelha estranha enquanto trabalhava arando o campo da família. Conforme se aproximava, a luz ia aumentando até que, segundo o relato, o homem percebeu se tratar de uma aeronave oval.

Assustado, Vilas-Boas tentou fugir mas teria sido capturado por criaturas humanoides, que o arrastaram para dentro da nave, onde teriam sido feitos procedimentos de coleta de sangue e o forçado a ter relações sexuais com uma outra criatura. Ele a descreveu como sendo uma mulher baixa com grandes olhos azuis e, por meio de gestos após o ato, ela teria dado a entender que ele seria pai de uma criança que nasceria nas estrelas.

2. Operação Prato

Entre outubro e dezembro de 1977, militares da Força Aérea Brasileira (FAB) realizaram diversas investigações relacionadas a estranhas alegações de que objetos luminosos estavam aparecendo nos céus da região do município de Colares, no Pará. O caso foi amplamente coberto pela imprensa, conhecido como o fenômeno chupa-chupa, gerando pânico nacionalmente quando à possível invasão alienígena e supostas abduções.

Imagem retrata vítima de suposto ataque do chupa-chupa em Colares, no Pará (Fonte: Arquivo UFO/Reprodução)Imagem retrata vítima de suposto ataque do chupa-chupa em Colares, no Pará (Fonte: Arquivo UFO/Reprodução)

Embora oficialmente as investigações tenham terminado em dezembro de 77, no ano seguinte a FAB teria retornado a Colares para investigar novamente os avistamentos de OVNIs.

3. Caso do Estádio Morenão

Sem qualquer foto ou vídeo registrando o caso, o avistamento relatado pelos torcedores no Estádio Morenão, em Campo Grande, data de 6 de março de 1982. Estavam em campo os times Operário e Vasco, que competiam no campeonato nacional, mas outra coisa tirou o foco do que ocorria em campo: uma inexplicável e forte luz teria sobrevoado o estádio por alguns segundos.

4. A Noite Oficial dos OVNIs

Em 19 de maio de 1986, 21 objetos voadores não identificados foram avistados nos céus de 4 estados diferentes. As estranhas luzes chamaram a atenção do país, no que ficou registrado como sendo a "noite oficial dos OVNIs".

Na Noite Oficial dos OVNIs, 21 objetos luminosos foram avistados em quatro Estados brasileiros (Fonte: Jackson Luiz Camargo/Reprodução)Na Noite Oficial dos OVNIs, 21 objetos luminosos foram avistados em quatro Estados brasileiros (Fonte: Jackson Luiz Camargo/Reprodução)

Registros oficiais da Aeronáutica revelam que foram avistadas luzes inexplicáveis nos Estados de Goiás, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná. Mesmo com extensa documentação, registros de radares e gravações de conversas entre pilotos da Aeronáutica e os centros e torres de controle, o relatório final apontou que os relatos são inconclusivos.

5. O ET de Varginha

Provavelmente o caso mais icônico registro no país, o ET de Varginha dominou o noticiário brasileiro em meados da década de 1990. Mais exatamente no dia 20 de janeiro de 1996, três jovens se depararam com uma estranha criatura em um terreno abandonado do município de Minas Gerais. A criatura, descrita como tendo olhos grandes e protuberâncias na cabeça, parecia estar assustada, fragilizada.

Ilustração mostra suposta captura de extraterrestre em Varginha, em Minas Gerais (Fonte: Jamil Vila Nova/Reprodução)Ilustração mostra suposta captura de extraterrestre em Varginha, em Minas Gerais (Fonte: Jamil Vila Nova/Reprodução)

Embora não haja registros oficiais confirmando a captura do suposto ET, há relatos de que militares conseguiram prender o alienígena, que teria sido levado para a UNICAMP. Um policial militar que teria entrado em contato direto com a criatura chegou a adoecer e morrer. Também existe a possibilidade de que os Estados Unidos tenham chegado a enviar pessoal para a cidade mineira, já que supostamente a aeronave que teria caído em Varginha foi avistada e alvejada por militares dos EUA, em seguida caindo em território brasileiro.

6. Agroglifos de Ipuaçu

Você já deve ter visto ou ouvido falar sobre os "crop circles", os famosos círculos de plantação ou agroglifos. Apesar de em geral serem um fenômeno relacionado a países como os Estados Unidos e Inglaterra, também há registros do fenômeno ocorrendo por aqui. E acontece tanto que o Brasil já tem a sua própria capital nacional dos agroglifos.

Agroglifo capturado em plantação no sul do Brasil (Fonte: Tiago Kosinski/Reprodução)Agroglifo capturado em plantação no sul do Brasil (Fonte: Tiago Kosinski/Reprodução)

Alvo de aparecimentos de círculos de plantação há cerca de 15 anos, a cidade de Ipuaçu, a oeste de Santa Catarina, ganhou destaque na internet no ano passado quando, da noite para o dia, surgiram imensos desenhos em campos da região. A mais recente ocorrência foi registrada em outubro de 2022 pelo vereador Tiago Kosinski, que captou diversas imagens em alta qualidade utilizando um drone.

Busque conhecimento

Embora o infame ET Bilu não seja exatamente referência de caso real de aparição extraterrestre, a mensagem do personagem curiosamente cabe perfeitamente no que diz respeito aos casos de OVNIs no Brasil e no mundo: "busque conhecimento". Ainda que haja todo tipo de relato na internet, as chances são altíssimas de a maioria não passar de invenção de alguém com criatividade de sobra. Ainda assim, nem tudo deve ser encarado sempre como besteirol, daí a necessidade de pesquisar e buscar fontes confiáveis.

Além disso, a FAB estudou com bastante atenção e seriedade casos ufológicos em 1977 e governantes de outros países parecem vir dando cada vez mais atenção ao fenômeno. E se os militares e governos de diversas nações estão levando a coisa a sério, é porque algum fundo de verdade pode haver por trás de tudo isso, não é mesmo?

Fonte

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: