Estilo de vida
23/08/2017 às 04:01•2 min de leitura
No mundo ocidental, temos o costume de dar preferência a comidas mais calóricas e pouco nutritivas. Além disso, inserimos a comida em momentos de entretenimento, e nada disso acontece com asiáticos, que comem menos e melhor do que a gente.
Já é confirmado que mesmo uma pequena diminuição na quantidade de comida que se consome ao longo do dia nos leva a perder peso, e comer porções pequenas de alimentos é algo comum nos países asiáticos.
Vai dizer que você não se depara com muita fritura quando vai em alguns restaurantes de comida asiática no Brasil? Sabe por que isso acontece? Para que a culinária oriental se adapte ao nosso costume – lá, não existe tanta fritura assim, e muitas receitas são feitas com vapor ou fervura.
Os asiáticos consomem muitos itens de lactofermentação, como a sopa de missô, e esses alimentos atuam como probióticos naturais, que nos ajudam a eliminar a gordura visceral, que é aquela que fica entre os órgãos da região do abdome.
É difícil imaginar a culinária asiática sem peixes e frutos do mar, não é mesmo? Esses alimentos são saudáveis e contêm o famigerado ômega-3, uma substância que melhora os sistemas imunológico, vascular e reprodutivo, além, é claro, de promover a perda de peso.
Os pratos da culinária oriental são feitos com base em alimentos naturais e saudáveis, como os vegetais verdes, que são consumidos em grandes quantidades.
Asiáticos não comem tomando sucos, refrigerantes e água gelada, mas sim alguns tipos de chá quente, especialmente o verde. Isso reforça a opinião de alguns cientistas de que bebidas geladas, quando tomadas junto com as refeições e com alimentos gordurosos, acabam retardando a digestão e nos ajudando a ganhar peso.
Na Ásia, são populares sobremesas feitas à base de arroz, algas marinhas e feijão vermelho, assim como nozes, sementes e frutas. Trata-se de opções de doces muito mais saudáveis do que bolos, tortas, sorvetes e afins.
Moradores de cidades com alta densidade populacional tendem a caminhar mais e usar mais transporte público em vez de carros. Além disso, a cultura oriental é adepta da meditação e da prática de atividades como o Tai Chi, que ajudam a prevenir algumas doenças, incluindo a obesidade.