Estilo de vida
12/09/2017 às 09:53•2 min de leitura
A passagem do furacão Irma pelo Caribe e pelos Estados Unidos causou uma série de destruição e mortes. Ontem, mostramos aqui os tipos ideais de alimentos a serem estocados em caso de uma catástrofe como esse, mas e quanto aos produtos perecíveis de sua geladeira?
Bem, nesse cenário, nem precisamos esperar um furacão no Brasil para anotarmos as dicas abaixo, afinal, a queda no abastecimento elétrico pode ocorrer por diferentes motivos. Normalmente, o conserto da rede distribuidora costuma ser bastante ágil, mas situações de alagamento ou outros problemas podem deixar bairros inteiros sem energia por alguns dias. O que fazer com o que está dentro da sua geladeira?
Mantenha a porta da geladeira fechada o maior tempo possível, ou seja, só abra quando realmente necessitar de algo. A geladeira fechada mantém os alimentos refrigerados por até 4 horas. Já no freezer, esse tempo pode ser de até 48 horas, desde que, é claro, você não abra esses eletrodomésticos sempre que quiser um iogurte.
Uma possibilidade é guardar gelo seco dentro da geladeira, mas aí você precisaria estar ciente do corte de energia. Esse tipo de produto pode prolongar a vida útil dos alimentos em seu refrigerador, mas raramente mais do que dois dias corridos.
As carnes são as primeiras a serem descartadas: depois de duas horas sem refrigeração, elas já estão impróprias para o consumo. Por isso, em caso de falta de energia, priorize o consumo imediato desses produtos.
Quando a energia retornar, verifique a temperatura da sua geladeira. Se estiver acima de 5°C, significa que muita coisa pode ter estragado. Veja produto por produto, analisando consistência, aparência e cheiro. Jogue o que não prestar mais e aproveite para limpar a geladeira.
Uma dica interessante é colocar um copo com água para congelar. Depois disso, basta colocar uma moeda no topo da pedra de gelo. Se você abrir o congelador e notar que a moeda escorregou para o fundo ou para o meio do copo, significa que o refrigerador não deu conta de ficar tanto tempo desligado.