Esportes
12/01/2018 às 11:00•2 min de leitura
A profissão de comissário de bordo é perfeita para quem tem fascínio pelas alturas e deseja conhecer pessoas e novos lugares ao redor do mundo. Para desfrutarem de todas as vantagens que a carreira oferece, porém, os interessados precisam passar por um intenso período de capacitação.
Na China, o treinamento que homens e mulheres recebem inclui atividades que não imaginávamos que estariam em seus currículos: desde aulas sobre como sorrir corretamente a técnicas de imobilização de potenciais terroristas, é uma mais inusitada do que a outra. A seguir, você descobre algumas:
Na Escola de Aviação Civil de Chengdu — cidade da região central da China, situada a 1,9 mil quilômetros de Pequim —, as futuras comissárias de bordo recebem instruções sobre como sorrir corretamente durante o expediente. Para tanto, as jovens precisam segurar lápis entre os dentes e revistas no topo da cabeça.
As candidatas também precisam exercitar a postura: durante 3 minutos, elas ficam imóveis, apenas equilibrando garrafas de água sobre a cabeça.
A preparação não se limita aos membros superiores do corpo; prova disso é este exercício, em que as aspirantes devem segurar, entre os joelhos, folhas de papel. O objetivo, de acordo com os instrutores, é fazer com que as moças memorizem a posição correta das pernas enquanto estiverem paradas.
Na capacitação, as táticas de segurança são tão relevantes quanto a aparência das futuras aeromoças. Para isso, professores de artes marciais — como Kung Fu e Taekwondo — também são vistos nas salas de aula da escola preparatória.
Parece o treinamento de um pelotão de soldados, mas é apenas um dia de aula ao ar livre do curso de aspirantes a comissários de bordo. A intenção do treino é aprimorar a força de ataque na hora de se defender de possíveis lutas corporais durante o voo.
Uma das partes mais importantes do treinamento de segurança é aprender a neutralizar as investidas de um criminoso ou até mesmo de um terrorista — sem colocar em risco, é claro, a vida da tripulação e dos passageiros a bordo.
Embora sejam a maioria, não só mulheres participam do curso ofertado pela Escola de Aviação Civil de Chengdu: homens também estão entre os seus quadros.
Como você viu, não só de boa educação é feito um comissário de bordo. Por trás do sorriso gentil, existem pessoas que demonstram confiança e preparo para atender às demandas dos passageiros e da tripulação da aeronave.