Ciência
11/09/2018 às 12:30•1 min de leitura
Ah... o “número 2”. Eu faço, você faz, a Sandy faz e a rainha da Inglaterra faz. Ainda assim, o ato de evacuar costuma ser um tabu em muitas conversas – menos em rodinhas de amigos íntimos, porque nesses casos o assunto rende! O cocô pode dizer muito sobre sua saúde e não é à toa que alguns médicos pedem exames de fezes.
Agora, se a cor, a textura e a aparência dos excrementos dizem muito sobre seu corpo, o que a frequência com que a mãe natureza te chama ao trono tem a dizer? Se você acha que ser regulado intestinalmente é ir ao banheiro pelo menos uma vez por dia, você está enganado. Não que isso seja um problema, mas apenas porque pouquíssimas pessoas têm uma frequência tão regulada.
Na verdade, um estudo com quase 5 mil pessoas que não possuem problemas gastrointestinais mostrou que a frequência de evacuação pode variar de 3 a 21 vezes por semana! É isso mesmo: enquanto algumas pessoas costumam fazer cocô apenas a cada 3 dias, outras vão 3 vezes por dia ao banheiro! E tá tudo susse!
Agora, se você está fora desse espectro, pode ser que você esteja com algum problema. A prisão de ventre e a diarreia são opostos com igual grau de desconforto e que podem ser sintomas de doenças mais sérias. Caso você ache que seu ritmo “banheirístico” está aquém do que deveria, procure um médico para sanar suas dúvidas.
***
Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!