Como prevenir problemas de nariz e garganta no clima seco?

21/07/2022 às 08:002 min de leitura

A falta de chuvas é um problema que vem assolando o Brasil há algum tempo. A cidade de São Paulo, por exemplo, passou mais de 25 dias sem ver uma única gota d'água cair do céu, isso tudo sem contar os outros municípios do país sofrendo com as massas de ar seco que se aproximaram do Brasil. Além disso, a entrada do inverno é outro fator determinante.

Com o estabelecimento do clima seco, a população passa a ser afetada por uma situação chata: problemas de nariz e garganta. O tempo seco causa ressecamento das mucosas das vias aéreas, deixando o indivíduo mais vulnerável a crises de asma e infecções virais. Portanto, qual a melhor forma de se prevenir nessas horas? Veja só algumas dicas. 

Tratando o nariz seco

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Remédios para tratar nariz seco podem ser encontrados em todas as farmácias com incrível facilidade. Afinal, sprays nasais ajudam a umidificar as passagens de ar e soluções salinas são ideais para hidratar o nariz, além de remover qualquer tipo de poeira, sujeira e pólen. Também é uma medida efetiva para aliviar o congestionamento.

Porém, às vezes você simplesmente quer encontrar uma solução mais definitiva. Então, qual a melhor forma de proceder? Um produto que apresenta bastante eficácia é a vaselina. Para isso, basta pegar uma pequena quantidade com os dedos e aplicar dentro das narinas — desde que em menor frequência e evitando períodos prolongados.

Dormir com um umidificador de ar ligado também é uma ferramenta bastante prática para aumentar a umidade no cômodo e aliviar o desconforto nas passagens nasais. Se esse for seu método de escolha, posicione o equipamento no centro da sala, de modo que o ar umidificado seja distribuído igualmente para todas as porções do quarto. No entanto, nunca o aponte para móveis de madeira, visto que isso pode causar mofo ou até danificar sua estrutura.

Riscos do nariz seco

(Fonte: Unsplash)(Fonte: Unsplash)

Uma das coisas que mais deixa o nariz ressecado é assoá-lo com frequência, seja por culpa de um resfriado ou alergia. Esse também é um problema que afeta muito mais pessoas que vivem em lugares de clima seco e com maior potencial em fumantes. Apesar de ser algo extremamente desconfortável, no entanto, esse não costuma ser um problema grave.

Pelo fato dos revestimentos no nariz serem bastante sensíveis, o excesso de secura e irritação das narinas pode fazer com que a pele rache e sangre um pouco. Porém, é preciso estar atento caso você apresente nariz seco por mais de 10 dias consecutivos ou ter sinais de infecção. Isso inclui sintomas como febre, corrimento e fraqueza. Nesse caso, o recomendado é que você procure um médico imediatamente.

Para evitar maiores feridas na região do nariz, você pode substituir o papel higiênico pelos lenços umedecidos na hora de assoá-lo. Esse produto é projetado para limpar áreas sensíveis sem causar ressecamento excessivo.  

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: