Conheça os 7 tipos de descanso de que seu organismo precisa

25/07/2022 às 13:003 min de leitura

Você, muito provavelmente, já acordou com cansaço, mesmo depois de uma longa noite de sono. Então, tirou um cochilo assim que possível... — e o cansaço não passou, ainda assim. 

Afinal, como isso é possível?

Como explica a Dra. Saundra Dalton-Smith, o descanso físico que obtemos dormindo é apenas um dos tipos necessários para nosso organismo. Há outros seis, que dizem respeito a variados aspectos das nossas vidas. Com uma rotina tão atarefada, é comum esquecer deles... Mas nós explicamos tudo sobre os sete tipos de descanso, a seguir.

1. Descanso físico

Começando pelo tipo que mais recebe nossa atenção, o descanso físico é alcançado em boas noites de sono — o que também depende da sua rotina e organização para a hora de dormir.

Além do sono, que é um descanso físico passivo, é possível obter esse relaxamento de forma ativa, com atividades que restauram as energias. Yoga, alongamento e massagem são alguns exemplos de atividades que também se enquadram como descanso físico. 

Imagem: ShutterstockImagem: Shutterstock

2. Descanso mental

A falta desse tipo de descanso é uma das principais culpadas pelas noites mal-dormidas e pelos cansaços logo de manhã. É por causa dele que muitos de nós deitamos a cabeça no travesseiro e não conseguimos dormir, mesmo cansados.

Resolver a situação é mais simples do que muitos pensam: você não precisa pedir demissão, tirar férias ou esperar um feriado para alcançar o descanso mental. Breves pausas a cada duas ou três horas de trabalho já ajudam bastante. 

Outro hábito que a Dra. Saundra indica é anotar, antes de dormir, os pensamentos que podem lhe fazer perder o sono. Assim, você os "coloca para fora" e fica mais fácil relaxar.

Imagem: ShutterstockImagem: Shutterstock

3. Descanso sensorial

Sabe aquela história de desligar o celular uma hora antes de ir dormir? Além da luz azul, que atrapalha a produção do hormônio do sono, isso tem tudo a ver com o descanso sensorial.

Isso por nossos sentidos serem estimulados o dia inteiro pelo brilho das telas, pelas luzes e barulhos da cidade, pelas músicas e conversas que escutamos, além de gostos e cheiros... O cérebro não repousa de verdade enquanto processa tudo isso.

Então, é importante evitar quaisquer estímulos na hora de ir para a cama, de modo que seu cérebro comece a desligar. Fechar os olhos ou ir para um local silencioso também pode ser uma maneira de obter descanso sensorial no meio do dia.

Imagem: ShutterstockImagem: Shutterstock

4. Descanso criativo

Esse é um outro tipo de repouso para a mente, mas diferente do descanso mental. Ele está relacionado a experiências que revigoram nossa criatividade e nossa capacidade de pensar.

O descanso criativo pode ser observando belezas naturais, prestando atenção em uma boa música ou visitando um museu. Ele é indispensável para pessoas que trabalham com a mente, como escritores e empreendedores. Até porque não dá para ficar trabalhando a semana inteira, só olhando para as paredes brancas do escritório, e esperar que novas ideias surjam. 

Imagem: ShutterstockImagem: Shutterstock

5. Descanso emocional

Sabe aquela pessoa que parece guardar tudo dentro de si, carregando o peso do mundo nas costas? É alguém que precisa, urgente, desse descanso.

Uma das melhores formas de obtê-lo é tendo a oportunidade de expressar seus sentimentos, sem se obrigar a agradar os outros ou ter medo do que eles vão dizer. Conversar de maneira sincera com uma pessoa querida, por exemplo, ajuda a colocar as emoções para fora e relaxar.

Imagem: ShutterstockImagem: Shutterstock

6. Descanso social

Em contrapartida, ficar cercado de gente o tempo inteiro — ou cercado pelas pessoas erradas — pode ser tão cansativo quanto um dia inteiro de trabalho. Aí que entra o descanso social.

Ele é obtido naqueles momentos em que queremos ficar sozinhos e conseguimos aproveitar nossa própria companhia. Ou quando nos cercamos de pessoas que nos apoiam e estimulam sentimentos positivos. Ele também pode ser alcançado virtualmente, com uma boa conversa por vídeo.

Imagem: ShutterstockImagem: Shutterstock

7. Descanso espiritual

Para terminar, seu organismo também precisa de uma conexão além do físico e do mental — algo que traga uma sensação mais profunda de pertencimento e propósito. Isso é obtido, por algumas pessoas, com orações, mas também está relacionado a práticas como meditação ou atividades voluntárias. 

Imagem: ShutterstockImagem: Shutterstock

Considerando que o sono é apenas um dos sete tipos de descanso, não é de se estranhar que muitas pessoas continuem exaustas, mesmo depois de uma noite inteira na cama. Então, quais desses tipos de descanso podem estar faltando na sua vida?


NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: