Ciência
08/10/2023 às 13:00•2 min de leitura
Imagine o seguinte cenário: você acaba de se levantar rapidamente do sofá e, por alguns segundos, sua visão acaba se escurecendo. O mundo ao seu redor parece estar girando e você luta momentaneamente para manter o equilíbrio. Isso parece algo familiar que você provavelmente já viveu, não é mesmo?
Se essa é uma experiência comum entre humanos, por que é que às vezes ficamos tão tontos quando nos levantamos rapidamente? E o que faz a nossa visão escurecer? Normalmente, essa é uma reação do nosso corpo à mudança repentina de postura e não é motivo de preocupação. Contudo, isso também pode ser um indício de algum problema de saúde crônico.
(Fonte: Getty Images)
A reação bizarra do nosso corpo ao nos levantarmos rapidamente também é conhecido na literatura medicinal como hipotensão postural ou ortostática. Como dito anteriormente, isso é causado por uma mudança rápida no posicionamento do corpo e não costuma ser algo alarmante. Porém, caso isso se torne algo frequente ou dure muito mais tempo do que o normal, talvez seja a hora de se preocupar.
Mudanças visuais e tonturas que ocorrem segundos após a mudança de posição acontecem devido a uma queda repentina e temporária na pressão arterial. Por um momento, o cérebro para de receber sangue e oxigênio suficientes. Então, o suprimento de oxigênio para o tecido sensível à luz da retina também cai.
Como a nossa retina requer muito oxigênio para operar adequadamente, até mesmo uma pequena queda no suprimento pode causar problemas de visão. Quando nos levantamos, uma boa quantidade de sangue é levado para as pernas, levando uma queda temporária na pressão arterial. Então, o organismo começa a reagir.
(Fonte: Getty Images)
A queda na pressão arterial costuma ser detectada por receptores sensíveis nas artérias que fornecem sangue ao cérebro e ao átrio direito do coração — para onde o sangue flui após fornecer oxigênio ao corpo. Esses receptores ativados desencadeiam uma reposta em todo o corpo até a pressão sanguínea se estabilizar.
Normalmente, isso não causa efeitos perceptíveis. Porém, em pessoas desidratadas ou com doenças como a gripo, a queda na pressão arterial pode ser mais dramática e demorar para estabilizar. Isso também tende a ser mais comum em quem está saindo da cama após acordar, já que a pressão arterial costuma estar baixa após o sono, e também após a ingestão de álcool.
Então, quando devemos ficar realmente preocupados? A hipotensão postural costuma ser particularmente preocupante se persistir além de 3 minutos de pé. Nesse cenário, é possível que a pessoa esteja sofrendo de deficiências no sistema nervoso autônomo, como aquelas causadas por danos nos nervos.
Esse também é um problema mais comum em pacientes que sofrem com a baixa frequência cardíaca (bradicardia), baixo nível de açúcar no sangue (hipoglicemia) e problemas de tireoide. Portanto, é sempre bom ficar atento aos sinais que o seu corpo oferece e, caso a situação seja persistente, buscar auxílio profissional.