Artes/cultura
16/11/2023 às 02:00•2 min de leitura
Desde pequenininhos, aprendemos uma verdade absoluta: a melhor forma de mantermos uma boa nutrição é ingerindo diariamente uma boa quantidade de legumes e frutas. Mas será que alguns desses vegetais são mais indicados que os outros na hora de suprir nossas necessidades de vitaminas e minerais?
Os especialistas em nutrição dizem que sim, que alguns deles serão mais poderosos que os outros. Confira a seguir em quais vegetais você deveria focar mais na sua dieta.
(Fonte: GettyImages)
As vitaminas são substâncias orgânicas derivadas ou produzidas por seres vivos e que geralmente são compostos por átomos de carbono e hidrogênio. Já os minerais são substâncias inorgânicas que costumam vir das rochas, do solo ou da água.
O corpo de todo ser humano vai precisar de uma certa quantidade de vitaminas e minerais para conseguir funcionar de maneira equilibrada. Há exceções, mas para a maior parte das pessoas, uma dieta variada é suficiente para atingir este objetivo.
As vitaminas mais essenciais são a vitamina A, vitaminas B e ácido fólico, além de vitaminas C, D, E e K. Já no que diz respeito aos minerais, todos nós precisamos, entre outros, de cálcio, iodo, ferro, cobre, potássio e zinco.
(Fonte: GettyImages)
Para conseguir compor esse cardápio básico, o mais recomendado é manter um cardápio variado de vegetais em todas as refeições. No entanto, alguns deles serão especialmente mais potentes no que diz respeito à quantidade de nutrientes. Vejamos a seguir quais deveríamos privilegiar em nossas escolhas:
Outros alimentos que trazem grandes benefícios à saúde incluem os cogumelos, as batatas, e as frutas como manga, banana, morangos, tomate, melancia e frutas cítricas.
E não se preocupe: não é necessário comer tudo isso todos os dias. O ideal é sempre montar um cardápio que privilegia a variedade, colocando no prato sempre frutas, vegetais, grãos e leguminosas, de forma a colher o benefício de cada um destes alimentos. Assim você garante a saúde e diminui os encontros com o médico.