Por que os vegetais são a melhor forma de ingerir vitaminas?

16/11/2023 às 02:002 min de leitura

Desde pequenininhos, aprendemos uma verdade absoluta: a melhor forma de mantermos uma boa nutrição é ingerindo diariamente uma boa quantidade de legumes e frutas. Mas será que alguns desses vegetais são mais indicados que os outros na hora de suprir nossas necessidades de vitaminas e minerais?

Os especialistas em nutrição dizem que sim, que alguns deles serão mais poderosos que os outros. Confira a seguir em quais vegetais você deveria focar mais na sua dieta.

Quais (e quanto de) vitaminas e minerais precisamos?

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

As vitaminas são substâncias orgânicas derivadas ou produzidas por seres vivos e que geralmente são compostos por átomos de carbono e hidrogênio. Já os minerais são substâncias inorgânicas que costumam vir das rochas, do solo ou da água.

O corpo de todo ser humano vai precisar de uma certa quantidade de vitaminas e minerais para conseguir funcionar de maneira equilibrada. Há exceções, mas para a maior parte das pessoas, uma dieta variada é suficiente para atingir este objetivo.

As vitaminas mais essenciais são a vitamina A, vitaminas B e ácido fólico, além de vitaminas C, D, E e K. Já no que diz respeito aos minerais, todos nós precisamos, entre outros, de cálcio, iodo, ferro, cobre, potássio e zinco.

Quais vegetais são mais completos?

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

Para conseguir compor esse cardápio básico, o mais recomendado é manter um cardápio variado de vegetais em todas as refeições. No entanto, alguns deles serão especialmente mais potentes no que diz respeito à quantidade de nutrientes. Vejamos a seguir quais deveríamos privilegiar em nossas escolhas:

  • Brócolis: muitas crianças reclamam de ter que comer brócolis, mas elas nem imaginam o quão nutritivo ele é. Este vegetal é repleto de vitaminas e minerais poderosos, que vão desde vitaminas A, B-5, B-9, C e K, até magnésio, sódio e enxofre.
  • Folhas verdes: uma boa dieta precisa incluir sempre uma boa quantidade de folhas verdes, como espinafre, alface, almeirão, escarola e couve. Todas elas são repletas de vitaminas, incluindo A, B-9, C, E e K, além de conter minerais, como cálcio, magnésio, manganês, potássio e ferro. Uma dica: é importante variar entre folhas mais claras e mais escuras, pois elas costumam trazer nutrientes diferentes.
  • Cenouras: quando a gente brinca com as crianças de que cenouras nos faz enxergar melhor, há um certo fundo de verdade, pois seus nutrientes também beneficiam os olhos. As cenouras fornecem vitaminas A, C e K e os minerais sódio e potássio.
  • Batata-doce: valorizada entre o povo que gosta de malhar, a batata-doce é super nutritiva e fornece uma boa dose de vitaminas A e C, além de sódio e manganês.
  • Pimentões: os pimentões costumam ser polêmicos no cardápio. Quem gosta de ingeri-los, vai gostar de saber que eles têm bastante vitaminas A, C e E, assim como o mineral sódio.
  • Leguminosas: as leguminosas, que incluem vegetais como feijão, ervilha, grão-de-bico e lentilha, são repletos de nutrientes. Entre eles, estão as vitaminas B-6 e B-9, magnésio, potássio, manganês, zinco, selênio e cobre.
  • Abacate: o cremoso abacate, além de gerar uma boa guacamole, também faz bem à saúde: o vegetal contém vitaminas B-3, B-5, E e o mineral magnésio.

Outros alimentos que trazem grandes benefícios à saúde incluem os cogumelos, as batatas, e as frutas como manga, banana, morangos, tomate, melancia e frutas cítricas.

E não se preocupe: não é necessário comer tudo isso todos os dias. O ideal é sempre montar um cardápio que privilegia a variedade, colocando no prato sempre frutas, vegetais, grãos e leguminosas, de forma a colher o benefício de cada um destes alimentos. Assim você garante a saúde e diminui os encontros com o médico.


NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: