Começam primeiros testes humanos de pílula anticoncepcional masculina sem hormônios

22/12/2023 às 02:002 min de leitura

Depois de estudos pré-clínicos terem sido bem-sucedidos em ratos, pesquisadores iniciaram em dezembro de 2023 os primeiros testes em humanos para uma pílula anticoncepcional masculina sem hormônios. O YCT-529, como foi chamado, é o primeiro desse tipo a atingir a primeira fase dos testes clínicos. 

Embora cientistas tenham trabalhado durante décadas na tentativa de criar opções contraceptivas para homens sexualmente ativos para além dos preservativos e vasectomias, todos os outros medicamentos que atingiram fases posteriores dos ensaios clínicos foram hormonais — o que significa que podem trazer efeitos colaterais desagradáveis, como alterações no humor e acne.

Avanço científico histórico

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

Como o YCT-529 é um método contraceptivo não hormonal, sua aprovação representaria uma opção potencialmente muito mais atraente para os homens ao redor do mundo. “O mundo está pronto para um agente contraceptivo masculino e entregar um que seja livre de hormônios é simplesmente a coisa certa a fazer, dado o que sabemos sobre os efeitos colaterais que as mulheres têm sofrido durante décadas com a pílula”, disse a líder da pesquisa, Gunga Georg, que trabalhou em conjunto com a YourChoice Therapeutics para a formulação do medicamento.

A nova pílula funciona inibindo o receptor alfa do ácido retinoico (RAR-alfa), que é uma proteína de uma família de receptores nucleares que se liga ao ácido retinoico. Esse, por sua vez, é um derivado da vitamina A que desempenha um papel na formação do esperma. Ao bloquear esta via, o YCT-529 impede consequentemente a produção de espermatozoides, impossibilitando a reprodução.

Em estudos pré-clínicos realizados em ratos, esta abordagem provou reduzir drasticamente a contagem de espermatozoides e foi 99% eficaz na prevenção da gravidez. Ao mesmo tempo, também foi demonstrado que a substância é segura e que seu efeito na fertilidade é reversível.

Testes em humanos

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

Como próxima etapa, os pesquisadores esperam alcançar o mesmo nível de sucesso em estudos humanos. O ensaio de primeira fase visa investigar a eficácia da pílula, bem como a sua segurança e tolerabilidade em dois cortes de oito voluntários do sexo masculino. Estima-se que os experimentos terminem em meados de 2024.

Contudo, mesmo que tudo ocorra como o planejado, é improvável que o YCT-529 esteja disponível para o público geral tão cedo. Outros ensaios e aprovação clínica podem levar anos para serem concretizados. No entanto, se atingir aprovação, é provável que contraceptivo tenha um público cativo. Segundo levantamentos feitos pelos cientistas, um terço dos homens sexualmente ativos no Reino Unido estariam dispostos a tomar uma pílula masculina.

“Embora haja trabalho significativo pela frente, acreditamos que o primeiro estudo em humanos do YCT-529 é um passo significativo em direção a um futuro onde tanto homens como mulheres tenham o poder de decidir e controlar o uso de contraceptivos, gravidez e procriação”, destacou a diretora-executiva da Iniciativa Contraceptiva Masculina, Heather Vahdat. Os dados também indicam que um produto do gênero poderia arrecadar algo entre US$ 40 bilhões e US$ 200 bilhões para a indústria farmacêutica no futuro. 

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: