Artes/cultura
16/05/2024 às 10:00•2 min de leituraAtualizado em 16/05/2024 às 10:00
O colesterol desempenha um papel crucial na saúde do coração, e a alimentação tem um impacto significativo nos níveis desse composto no organismo. À medida que novas pesquisas surgem, precisamos rever nossas concepções sobre quais alimentos podem afetar negativamente as taxas de colesterol. Conheça oito alimentos que devemos evitar para manter o colesterol em níveis saudáveis e reduzir o risco de doenças cardíacas.
O alto teor de açúcar presente em refrigerantes e outras bebidas açucaradas contribui para o ganho de peso e o aumento dos níveis de triglicerídeos e colesterol LDL. Evite o consumo excessivo dessas bebidas e opte por água, chás sem açúcar ou sucos naturais.
O consumo regular de embutidos e carnes processadas, como salsichas e bacon, está associado a um maior risco de doenças cardíacas devido ao alto teor de gorduras saturadas e sódio. Prefira carnes magras e não processadas, e evite embutidos ricos em sódio.
Alimentos fritos contêm gorduras prejudiciais que podem elevar os níveis de colesterol LDL e contribuir para o desenvolvimento de placas nas artérias. Reduza o consumo de alimentos fritos e dê preferência para preparos cozidos, assados ou refogados.
Cereais matinais com alto teor de açúcar adicionado podem contribuir para o ganho de peso, resistência à insulina e aumento dos níveis de triglicerídeos, fatores de risco para doenças cardiovasculares. Escolha cereais matinais com baixo teor de açúcar adicionado, como aveia sem açúcar, para proteger o sistema cardiovascular.
O óleo de coco é rico em gorduras saturadas, que podem elevar os níveis de colesterol LDL e contribuir para o desenvolvimento de problemas cardiovasculares. Consuma óleo de coco com moderação como parte de uma dieta equilibrada para proteger a saúde do coração.
O consumo regular de fast food está associado ao aumento do colesterol LDL, triglicerídeos e pressão arterial, devido ao alto teor de gorduras saturadas, sódio e calorias vazias. Evite o consumo frequente de fast food para reduzir o risco de doenças cardíacas.
O consumo excessivo de molhos industrializados para saladas, com alto teor de açúcar adicionado, pode elevar os níveis de triglicerídeos e contribuir para o aumento do colesterol LDL. Prefira molhos naturais à base de azeite e vinagre ou faça molhos caseiros com ingredientes saudáveis.
Alguns laticínios, especialmente os ricos em gorduras saturadas, podem elevar os níveis de colesterol LDL se consumidos em excesso, o que pode contribuir para o desenvolvimento de problemas cardiovasculares. Consuma laticínios com moderação como parte de uma dieta equilibrada e, sempre que possível, opte por versões com baixo teor de gordura ou alternativas vegetais.