Ciência
07/10/2017 às 10:00•1 min de leitura
O norte-americano Jeffrey Michael Samudosky encontrou uma maneira incrível de dar um fim a um tronco caído na margem de uma estrada. Com a ajuda de uma motosserra e outros equipamentos de entalhar madeira, o artista transformou uma sequoia vermelha — espécie típica da costa oeste dos Estados Unidos, cuja altura pode alcançar os 100 metros — em uma incrível escultura de polvo gigante.
Escultor autodidata, Samudosky não poupou esforços para retratar a enorme criatura marinha da forma mais realista possível. Para tanto, ele dedicou muito do seu tempo esculpindo os longos tentáculos e as arredondadas ventosas do animal. O resultado final, como você pode ver, salta aos olhos justamente pela atenção conferida aos mínimos detalhes.
O que você não imagina é que, por trás desta escultura, há uma incrível história de superação. Pouco antes de esculpir o polvo gigante, Samudosky, enquanto praticava snowboard, sofreu um grave acidente que o fez perder completamente o movimento das pernas. Assim que recuperou a mobilidade, depois de longas sessões de fisioterapia, ele decidiu enfrentar seus medos e praticar a modalidade mais uma vez.
Foi durante a viagem à uma estação de esqui, no estado norte-americano de Vermont, que ele encontrou, caído ao lado da estrada, o tronco da sequoia que seria transformado em polvo. Mal sabia ele que aquele pedaço de madeira poderia simbolizar a sua recuperação e a retomada da sua rotina. Hoje, ele se dedica em tempo integral às suas esculturas e viaja o país inteiro participando de mostras e festivais do gênero.