Conheça a história do chifre viking usado para beber hidromel

04/08/2022 às 09:002 min de leitura

Em toda representação viking, eles estão lá: os chifres que servem de recipiente para o hidromel dos guerreiros e outras bebidas. Tanto que o artefato é um dos mais lembrados quando se pensa na cultura desse povo. Mas você sabia que esses chifres para beber surgiram cerca de mil anos antes da própria civilização viking?

Esses chifres são usados por algumas culturas até hoje, sendo chamados originalmente de “keras” ou “rhyton” pelos antigos gregos. Normalmente, são feitos de chifres de carneiro ou de touro e usados para beber. Porém, a variedade de materiais e finalidades é bastante grande.

Os primeiros povos a usarem o chifre como copo foram os citas e os trácios, por volta do século V a.C. Os citas eram um povo nômade que vivia em regiões que hoje pertencem ao Cazaquistão e ao Sul da Sibéria. Já os trácios eram da região dos Bálcãs, principalmente em regiões das atuais Bulgária, Romênia, Moldávia, Turquia e Macedônia. 

Entre os trácios, o chifre mais utilizado era o de cabras, carneiros e touros, com finalidade de beber. Por conta disso, eles eram extremamente comuns no dia a dia desse povo. Por outro lado, entre os citas, o chifre era originário dos auroques, antigos bovinos, já extintos, que são os antepassados do gado atual.

Chifre de bebida datado do século XVI, em exposição no Museu Frisian, em Leeuwarden, na Holanda (Imagem: The Vintage News)Chifre de bebida datado do século XVI, em exposição no Museu Frisian, em Leeuwarden, na Holanda (Imagem: The Vintage News)

O chifre de Thor

Na mitologia nórdica, porém, os chifres de beber ganharam um status ainda mais elevado. Segunda uma lenda viking, ninguém menos do que Thor virou o conteúdo de um chifre que trazia a água de todos os mares da Terra antes de enfrentar o gigante Útgarða-Loki. Só que essa ação mexeu com o nível dos oceanos, dando origem ao movimento das marés.

Assim, o chifre passou a fazer parte da cultura viking. Eles organizam grandes celebrações regadas a cerveja e hidromel, que eram bebidos em chifres esculpidos com runas e extremamente adornados. Inclusive, antes de entrarem em Valhalla, o paraíso dos grandes guerreiros ao lado de Odin, os vikings eram recebidos pelas valquírias com um chifre cheio de bebidas.

E se você está se perguntando o motivo do uso dos chifres, é bem simples: naquela época, as pessoas aproveitavam ao máximo os recursos animais. A carne virava comida, o couro se transformava em roupas, e os chifres não poderiam ser desperdiçados. Além disso, os copos de vidro estavam começando a surgir na antiga Síria, mas, convenhamos, eles não são ideais para festas com muita bebedeira por motivos de: cair e quebrar, é claro!

Representação de Thor bebendo toda a água do oceano e dando origem às marés (Imagem: Forgotten Realms Cormyr)Representação de Thor bebendo toda a água do oceano e dando origem às marés (Imagem: Forgotten Realms Cormyr)

Os chifres nos tempos atuais

Ao longo dos séculos, diversas outras civilizações passaram a incluir o artefato em suas culturas. Na Áustria e na Alemanha dos séculos XVIII e XIX, por exemplo, os chifres passaram a ser mais luxuosos. Dessa maneira, eles se tornaram vasos de decoração e eram usados como símbolo de status.

Já na Geórgia, um pequeno país da Europa Oriental, existe o “khantsi”, usado até hoje em rituais de celebração. O chifre mais utilizado neste caso é o do carneiro, sendo costumeiramente cravejado de prata e possuindo uma corrente para ser carregado ao redor do pescoço. 

Hoje em dia, você pode encontrar o chifre de beber em diversas lojas, tanto nacionais quanto internacionais. A questão é: você vai usar com qual finalidade?

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: