Artes/cultura
15/08/2023 às 11:00•3 min de leitura
Estátuas são homenagens comuns a pessoas importantes, sejam elas líderes religiosas, escritores ou santos. No geral, esses monumentos possuem proporções "normais" ou apenas "grandes", mas há casos de construções que ultrapassam ou ficam muito próximas de 100 metros.
Se você está curioso, veja na sequência quais são as 10 maiores estátuas que podemos encontrar ao redor do globo.
(Fonte: GettyImages)
A estátua de Pedro, o Grande foi construída para celebrar os 200 anos da Armada russa. Utilizando mais de 600 toneladas de aço inoxidável, bronze e cobre, ela mostra um dos governantes mais importantes do país sobre uma grande embarcação empilhada acima de muitas outras, bem na confluência ocidental do rio Moskva e do canal Vodootvodny.
(Fonte: Aksha Tours)
A China certamente é o país com o maior número de estátuas altas do mundo, muitas delas carregando algum aspecto religioso. Uma delas é o Guanyin de Mil Mãos e Mil Olhos, que representa um ser com olhos o bastante para ver os infortúnios das pessoas e muitos braços para ajudar o maior número possível de seres vivos.
(Fonte: Recreio)
Yan e Huang foram dois imperadores importantes para a China, por isso ganharam um monumento esculpido em uma montanha no rio Amarelo. No total, ele tem 106 metros, sendo 55 metros da plataforma de 51 metros dos bustos, e custou US$ 22,5 milhões para o país.
(Fonte: Flickr)
Localizada em Sanya, uma cidade na costa sul da ilha de Hainan, na China, essa é uma escultura dividida em três partes, com uma delas olhando para o interior e outras duas para o Mar da China Meridional.
Outra curiosidade é que, em sua inauguração, foram convidados 108 monges budistas de grupos situados em Taiwan, Hong Kong, Macau e China continental.
(Fonte: Segredos do Mundo)
Essa é a única estátua da relação que não está no lado leste do globo. Situada em Porto Rico, ela traz uma figura gigante de Cristóvão Colombo com um timão e a representação das caravelas Niña, Pinta e Santa María atravessando o oceano Atlântico.
(Fonte: YouTube)
A Statue of Belief simboliza o deus Shiva segurando um trishula, objeto dito como importante para destruir a ignorância dos seres humanos. Essa estátua, aliás, é tão grande que qualquer pessoa é capaz de enxergá-la sem dificuldade a uma distância de 20 quilômetros.
(Fonte: GettyImages)
A Laykyun Sekkya começou a ser construída em 1996, sendo concluída apenas 12 anos depois, em 2008. Seu projeto era tão grandioso à época que chegou a ocupar o posto de estátua mais alta do mundo por alguns meses, mas foi ultrapassada posteriormente com o Buda do Templo da Primavera.
(Fonte: GettyImages)
A Ushiku Daibutsu é a maior estátua que existe no Japão, representando um dos cinco budas da meditação. Dos seus 120 metros de altura, 20 metros representam apenas o pedestal, além de trazer outras medidas pouco comuns: cada olho mede 2,5 metros, as mãos correspondem a 18 metros e cada dedo tem 7 metros.
(Fonte: Casa e Jardim)
Essa escultura de Buda no Templo da Primavera foi considerada a maior estátua do mundo por algum tempo e está em uma região rodeada por montanhas. Ela levou 11 anos para ter sua construção concluída (indo de 1997 a 2008), mas é quase uma nanica perto da estátua que ocupa a primeira posição.
(Fonte: El Pais)
Acredite se quiser, vai levar algum tempo para outra estátua conseguir ocupar o posto de maior do mundo, já que a Estátua da Unidade (que representa o político Sardar Vallabhbhai Patel, um dos fundadores da Índia moderna) tem "apenas" 183 metros de altura, quase o dobro da Estátua da Liberdade, em Nova York.