
Ciência
11/11/2017 às 12:00•2 min de leitura
Indo na direção contrária de nomes como Elon Musk e Stephen Hawking, que acreditam que o uso indiscriminado da tecnologia pode levar a uma possível 3ª Guerra Mundial (e domínio do planeta pelos robôs), um dos chefões de IA da Google acredita que os avanços da inteligência artificial são essenciais para a evolução da nossa espécie e que vamos nos unir às máquinas muito em breve.
Excluindo-se os EUA da equação – já que as guerras são quase um patrimônio cultural e econômico do país –, Ray Kurzweil afirma que vivemos a época mais pacífica e próspera de toda a história da humanidade. Segundo o guru de futurismo da Gigante das Buscas, fome e pobreza estão nos níveis mais baixos já registrados em escala mundial, ao mesmo tempo que cada vez mais pessoas (cerca de 3 bilhões) têm acesso a celulares e à internet.
Para ele, é muito mais provável que a tecnologia continue ajudando nesse sentido de melhoria da sociedade do que se torne algo sem controle e que aposente forçadamente – antes da hora – os seres humanos. Ok, tudo muito bonito, mas se isso for mesmo verdade, para onde vamos a partir daí? A resposta de Kurzweil é clara: vamos nos unir de vez à tecnologia e fazer com que ela seja parte dos nossos corpos.
Pensamento no lugar de comandos de voz
Apague da mente uma carcaça metálica à la RoboCop, o papo aqui é mais de implantes e funções extras. Um chip colocado na sua cabeça, por exemplo, pode facilitar a consulta que já é feita regularmente nas assistentes pessoais como Siri, Alexa e outras. Pensamento no lugar de comandos de voz. Outra aposta do profissional é que nosso cérebro vai estar diretamente conectado à cloud muito, muito em breve. O quão breve? Ele afirma que até 2029 isso deve acontecer – e o cara não costuma errar muito em suas previsões.
Da mesma forma como pulamos naturalmente do celular comum para o smartphone e fo offline para o online, Kurzweil acredita que não vamos sentir as mudanças trazidas nas nossas vidas pela tecnologia e pela IA acontecendo em tempo real. Mas, acredite, elas vão acontecer. Para ele – e outros que pensam como ele – ficaremos cada vez mais dependentes das máquinas e ligados a elas, e tudo bem, faz parte da evolução atual da humanidade. Você concorda com esse tipo de proposta? Confira no vídeo abaixo (apenas em inglês) o restante das ideias de Kurzweil e tire as suas próprias conclusões.
A busca por alienígenas exige muita criatividade, já que a vida fora da Terra pode não se parecer em nada com a nossa.
Sob a vasta floresta da Amazônia, existe um rio subterrâneo que desafia as convenções e revela segredos das profundezas da Terra.
De acordo com a ciência, as jogadas com os dados seguem um padrão.
As montanha Candy Cane são feitas de xisto e outras rochas sedimentares que mudaram de cor com base no contato com a água de um antigo mar.
Onkalo é uma caverna subterrânea na ilha de Olkiluoto, preparada durante 15 anos para receber os resíduos nucleares das usinas da Finlândia durante 100 anos.
Se pudéssemos atingir a velocidade da luz, os efeitos seriam catastróficos.
A experiência sensorial das antigas civilizações era bem diferente da nossa.
Conheça a caverna vietnamita que abriga florestas, rios e um ecossistema único.
Como equações simples desvendam ciclos populacionais entre caçadores e presas na natureza — e com incrível precisão.