Ciência
22/11/2017 às 04:53•1 min de leitura
Tempestades são conhecidas por causar medo e alguns prejuízos materiais, como alagamentos, danos nas estruturas das casas e por aí vai. Quando está chovendo muito, e especialmente quando os trovões são abundantes, é normal ver algumas pessoas tirando aparelhos eletrônicos das tomadas e evitando tomar banho.
Quando um raio atinge um prédio, por exemplo, seus moradores estão protegidos, já que a eletricidade tende a seguir o caminho de menor resistência em direção ao solo. Metais e encanamentos são, de fato, melhores condutores de eletricidade do que seres humanos, então o raio acaba sendo conduzido por um desses itens até chegar ao chão e se dissipar.
É justamente por isso que resolver tomar um banho pode ser uma cilada, afinal, caso um raio atinja sua casa, você pode acabar se tornando também um condutor de eletricidade.
Isso acontece por causa dos encanamentos, que podem acabar levando água e eletricidade até você – a própria água também contém impurezas que favorecem a condução da corrente elétrica. Para piorar a situação, quando estamos molhados, nosso corpo fica menos resistente à eletricidade.
Aos desesperados de plantão, vale lembrar que nossas chances de sermos atingidos por um raio são pequenas – ufa! Nesse sentido, estamos falando de uma chance em 775 mil. De qualquer forma, vale a prudência de, na próxima tempestade, você esperar pelo fim da chuva para tirar a sujeira do corpo.