Artes/cultura
10/01/2018 às 05:44•1 min de leitura
O astronauta japonês Lieutenant Norishige Kanai está em uma missão espacial desde dezembro, e em uma publicação recente na internet falou que se preocupa com sua volta à Terra, já que acabou crescendo bastante ao longo do tempo em que está fora.
“Eu tenho um grande anúncio hoje. Nós temos nossos corpos medidos depois de chegar ao espaço e wow, wow, wow, eu na verdade cresci o equivalente a 9 cm! Cresci como alguma planta em apenas três semanas. Isso não acontecia desde o Ensino Médio. Estou um pouco preocupado se vou conseguir caber no banco da Soyuz quando eu voltar”, disse ele.
Ainda que a veracidade da informação não tenha sido confirmada – pode ter sido apenas uma brincadeira –, o fato é que as capsulas que abrigam astronautas são medidas exatamente para o corpo de cada um.
É comum também que, durante as missões, os astronautas cresçam um pouco, mas é raro que essa diferença seja tão grande quanto a informada por Kanai.
Essa variação de tamanho acontece, na verdade, porque a coluna dos astronautas tende a se esticar devido à redução da gravidade. Como as vértebras não estão tão grudadas umas às outras como ficam quando estamos na Terra, a distância entre elas aumenta e o astronauta acaba ficando mais comprido.
Quando os viajantes espaciais voltam à superfície do nosso planeta, essa diferença de altura acaba sendo compensada e os astronautas “encolhem”, por causa da gravidade.
Atualização: Após a repercussão de seu crescimento, Kanai resolveu medir de novo a sua altura e, como era de se suspeitar, ele não cresceu 9 cm, mas sim 2 cm. O astronauta se disse aliviado por saber que, no fim das contas, não terá problemas em caber na cápsula e voltar para a Terra. Ufa!