Ciência
09/02/2019 às 09:01•5 min de leitura
O universo que cerca os aviões costuma despertar diversos tipos de curiosidades nas pessoas: Como encontrar um voo barato? Como fazer cocô dentro de um avião? Quais são os desafios que uma comissária de bordo enfrenta? Porém, dentre todas as curiosidades comuns que podemos ter, às vezes nos deparamos com factoides que respondem perguntas que nem mesmo sabíamos que tínhamos. Então aqui estão 25 coisas que você provavelmente não sabia sobre voar. Vamos lá?
A comida de avião não é só “diferente” – ou ruim, para alguns – porque algumas companhias aéreas talvez não contratem os melhores chefs. Acontece que cerca de um terço das suas papilas gustativas ficam adormecidas por causa da altitude. Isso também faz com que os sabores salgados do suco de tomate pareçam ter um gosto melhor – um dos grandes motivos para que muitas pessoas acreditem que a bebida Bloody Mary servida nos aviões é mais gostosa do que a servida em terra.
Você já reparou que os comissários de bordo giram um pequeno interruptor na porta do banheiro logo antes da decolagem e da aterrissagem? A função deste interruptor é trancar a porta para que ela não se abra sozinha durante estes momentos, e ele pode ser ativado ou desativado a qualquer momento. Então se eles pensarem que você é mais um no time de pessoas que tentam fumar dentro do banheiro do avião, eles podem entrar e te atrapalhar.
Embora tecnicamente não seja um procedimento obrigatório pelas regas da AFA (Administração Federal de Aviação), a maioria das companhias aéreas exige que seus pilotos e co-pilotos comam refeições diferentes no avião, para que no caso de uma delas estar contaminada os dois não fiquem doentes. Tenso hein?!
Os pilotos e comissários de bordo só são pagos pelas horas em que o avião está no ar. Isso significa que não é culpa deles que o voo tenha atrasado, ou que você esteja parado na pista dentro do avião. Então sejamos legais, ok?
Talvez você tenha notado que suas mãos e sua garganta ficam secas durante o voo. Isso acontece porque o ar pressurizado na cabine fica mantido num grau abaixo de 20% da umidade relativa do ar, quase a média de umidade do Saara.
Esse ar seco seca a água do seu corpo em uma média de 227 gramas por hora. Se formos fazer as contas, em um voo de longa duração de 10 horas, isso resultaria em aproximadamente uma garrafa de dois litros! Então é sempre bom lembrar de se manter hidratado.
Isso é feito para que os olhos dos passageiros consigam se ajustar ao escuro caso haja uma emergência que faça com que as luzes se apaguem. Assim as pessoas não correm o risco de correrem as cegas em pânico.
Você já reparou naquele buraco pequenininho na parte de baixo da sua janela? Ele tem um motivo para estar ali. É um buraco de respiração, que mantém o ar quente para que você não sinta tanto frio, e também serve para regular a pressão, garantindo que se algo acontecer com o painel exterior da janela, a pressão não fará com que o interno se quebre, o que faria com que você tivesse que aspirar oxigênio a praticamente 10.700 metros de altura. Considere isso a “Fase 1” antes de as máscaras de oxigênio caírem do teto.
Hoje em dia acidentes aéreos são extremamente raros, especialmente quando falamos dos enormes jatos comerciais. Menos de 1.000 pessoas morrem em acidentes de avião a cada ano, incluindo os aviões pequenos. O que um estudo do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts – EUA) descobriu em 2010, foi que cerca de 10.000 mortes por ano são culpa dos poluentes tóxicos emitidos por motores a jato.
Ainda que você sinta como se estivesse prestes a ir direto para o chão com avião e tudo, as turbulências mais fortes apenas “derruba” o avião em poucos metros de altitude. Uma turbulência moderada - daquelas em que os pilotos pedem para que todos (inclusive os comissários de bordo) se sentem – movem o avião de 3 a 6 metros. Já uma turbulência mais agressiva, daquelas que vão ser contadas para o resto da vida, movem um avião por 30 metros nas circunstâncias mais extremas.
Ao contrário do banheiro da sua casa, que puxa a água pra dentro do esgoto, os banheiros de avião são basicamente aspiradores: quando você puxa a descarga, uma válvula se abre e a pressão do ar suga tudo o que está na privada para um tanque na cauda do avião. Porém, aviões mais antigos e com sistemas de banheiro desatualizados ainda estão voando por aí, e é por causa deles que às vezes se escuta algum relato de esgoto congelado caindo do céu.
Em 1903, primeira vez em que voaram, Wilbur e Orville Wright só conseguiram viajar por 38 metro. Hoje, a envergadura do maior avião comercial, o Airbus380, é de 79,85 metros.
Isso é quase o suficiente para esticar através do estado de Massachusetts, nos EUA. Além da fiação enorme, ele também tem 6 milhões de peças!
Um Boeing 747 chega a 322 metros por galão, queimando 36 mil litros de combustível durante um voo de 10 horas. Um gasto tremendo de combustível, certo? Por incrível que pareça, não! Se formos fazer as contas, com 500 pessoas a bordo isso resulta em 0,01 litros por pessoa por 1.600 quilômetros.
Calma, vale lembrar que as quedas de avião são muito raras! Porém, um estudo de 2007 da Popular Mechanics analisou 36 anos de dados de acidentes aéreos e descobriu que a parte de trás do avião deu aos passageiros maior chance de sobrevivência. Além de ser estrategicamente mais vantajoso para fazer amizade com o comissário de bordo e conseguir alguma guloseima grátis! O último no avião vence primeiro no jogo da vida!
Você não vai ouvir isso do piloto, mas os jatos comerciais são projetados pra conseguir voar com apenas um motor operável, e podem deslizar até o chão sem nenhuma potência. Então se o seu avião quebrar no meio do voo, você provavelmente ainda pousará inteiro!
Embora seja raro, às vezes acontece de alguém morrer em pleno voo, porém, por motivos legais, a tripulação não pode declarar a morte dessa pessoa. Assim, a coisa mais comum feita com os cadáveres é movê-los para uma fileira vazia, e possivelmente essa fileira será na primeira classe, onde há mais assentos vazios.
De acordo com o serviço de rastreamento de voo do FlightAware, os números exatos são em média 9.782 aviões com um total de 1.270.406 pessoas. Isso faria com que o céu se tornasse o 156o país mais populoso do mundo!
Durante a noite é difícil que os pilotos consigam ver outros aviões, por isso todo avião tem esse sistema de luzes nas asas. Dessas forma outros pilotos podem identificar facilmente de que lado o avião está e para onde ele está indo.
Fumar é proibido em aviões há mais de 25 anos, mas a maioria das aeronaves ainda tem cinzeiros. Sim, é confuso, mas é uma exigência para o caso de alguém ignorar a proibição e acender o cigarro mesmo assim. Dessa forma pelo menos não vai haver nenhum cigarro rolando pelo avião com o potencial de causar um incêndio.
Rápido, né?
Há alguns anos a Virgin America realizou um estudo em sua página do Facebook, e descobriu que 41% dos homens admitiram chorar em filmes em voos, e 55% das pessoas afirmaram que se sentiam mais emotivas enquanto voavam. O estresse da viagem, mais a diminuição do oxigênio e a leve hipóxia que se experimenta em altitude, tem um efeito forte nos ânimos das pessoas.
Isso dá 23.980 galões, e pode ser preenchido em apenas 28 minutos. Ele também consegue passar ar suficiente através de seus motores para encher um dirigível Goodyear em sete segundos!
Isso significa que ele poderia voar a circunferência da Terra e só parar para abastecer duas vezes durante o percurso.
Isso assumindo uma altitude de cruzeiro de 10668 metros. É um baita céu, hein?