Artes/cultura
07/03/2018 às 14:01•2 min de leitura
No comecinho de 1945, quando os rumos da Segunda Guerra Mundial já não estavam assim tão claros para os nazistas, Adolf Hitler decidiu transferir sua residência para o Führerbunker, ou seja, para o abrigo construído para mantê-lo seguro durante ataques aéreos que pudessem ocorrer em suas visitas a Berlim. O dia da mudança foi o 16 de janeiro — e o local se transformou no centro de comando do Führer até o seu suicídio, cometido em 30 de abril daquele mesmo ano.
De acordo com Katie Serena, do site All That Is Interesting, o bunker foi decorado com móveis de qualidade e bom-gosto, assim como com diversas obras de arte. Além disso, o abrigo contava com uma grande área para o armazenamento de alimentos, uma sala de reuniões, uma de espera e dois quartos — um para Hitler e outro para Eva Braun, sua amante e esposa (ainda que tenha sido por apenas um dia).
Eva Braun e Hitler (The Local - Germany)
A estrutura foi construída sob a Chancelaria do Reich e, na verdade, era dividida em duas partes: uma menor, que ficava bem debaixo do porão da chancelaria, e uma maior e bem mais reforçada, que se estendia pelo terreno que ficava sob o jardim da propriedade. A área menor, conhecida como Vorbunker, servia de acesso para o Führerbunker propriamente dito, e abrigava a cozinha e a sala de jantar.
Ademais, em caso de invasão, a passagem entre o Vorbunker e o Führerbunker podia ser bloqueada — o que nunca chegou a acontecer —, e essa área menor acabou sendo ocupada por Goebbels, o ministro da propaganda de Hitler, e sua família. Hoje, apenas alguns cômodos do bunker existem, mas eles se encontram fechados ao público e invisíveis na superfície. As imagens que você vai ver a seguir foram registradas após a queda do regime nazista e o suicídio do Führer e nos dão uma ideia de como era a vida por lá. Confira:
1 – Este era o exterior do bunker quando ele foi capturado
(All That Is Interesting)
2 – Obra de arte do século 16 encontrada no interior do abrigo
(All That Is Interesting)
3 – Uma das mesas do centro de comando de Hitler após o bunker ser invadido
(All That Is Interesting)
4 – Caixa contendo documentos
(All That Is Interesting)
5 – Prateleiras para armazenar documentos
(All That Is Interesting)
6 – Sofá e outros móveis no interior do abrigo
(All That Is Interesting)
7 – Bunker destruído após ser invadido
(All That Is Interesting)
8 – Um dos cômodos do abrigo
(All That Is Interesting)
9 – O local onde fica o que restou do Führerbunker
(All That Is Interesting)
(All That Is Interesting)
Suposto cadáver de Hitler antes de ele ser cremado
(All That Is Interesting)