
Ciência
26/03/2018 às 08:30•2 min de leitura
O Globo Celeste foi uma das atrações da Exposição Universal de 1900, ao lado da Torre Eiffel. Nele, os visitantes assistiam a panoramas do Sistema Solar sentados em poltronas. Já no Marerama, a construção à esquerda, na foto de 1900, os visitantes eram levados a um simulador de convés de navio, com panorama de grandes portos do Mediterrâneo.
Para a Exposção Universal de 1900, muitos edifícios temporários foram erguidos para mostrar como era a vida em Paris em séculos passados. A construção central, com duas torres, está na região que representava a Renascença e representava o estilo em voga na época do rei Luís XII (1462-1515).
Durante o século 19, a ponte Alexandre III, que marca a amizade entre a França e a Rússia, tinha uma largura de 40 metros e era a maior da França com um arco único de 107 metros de comprimento.
Ao largo da margem esquerda do Sena ficava a Rua das Nações durante a Exposição Mundial. Na foto de 1900, é possível ver, da esquerda para a direita: os pavilhões otomano, norte-americano, austríaco, bósnio, húngaro, britânico, belga, norueguês, alemão, espanhol e monegasco.
Do lado esquerdo, na foto de 1900, mais um pedaço da Rua das Nações, enquanto do lado direito, em primeiro plano, está o pavilhão da cidade de Paris.
Na foto de 1900, no canto direito. é possível ver o pavilhão dedicado ao comércio e à navegação. Atrás dele está o pavilhão de Creusot, que leva o nome da cidade francesa que na época se destacava pela metalurgia, logo, esse local tinha uma exposição de itens sobre esse tema.