
Ciência
16/08/2018 às 11:00•2 min de leitura
Já pensou em morar em um vilarejo praticamente secreto? Quem chega à praia de Gefira, no sul da Grécia, tem a visão da pequena ilha de Monemvasia, que hoje está ligada ao continente por uma estrada. Porém, muita gente não sabe que do outro lado da ilha encontra-se uma cidadezinha escondida, que leva o mesmo nome da ilha.
E não vá pensando que a vilazinha de Monemvasia é uma criação recente de pessoas fugindo da civilização: ela foi fundada em 583 d.C., ou seja, tem quase 1,5 mil anos de história! Ela fica à beira do Mar Egeu e conta com pouco mais de 1,4 mil habitantes. A ilha se separou do continente após um terremoto no ano de 375 e foi colonizada por antigos habitantes da região que fugiam de invasores eslavos.
O nome do lugar é uma junção de “mone” e “emvasia”, que em grego significa algo como “entrada única”, em referência ao fato de que uma estradinha artificial serve como principal acesso ao resto da Grécia continental. Apesar de pequena, Monemvasia já teve dias de glória, sendo um grande centro comercial durante o Império Bizantino, quando chegou a ter 40 mil habitantes.
Com o declínio econômico, a população diminui drasticamente. Na década de 1970, porém, ela foi “redescoberta”, desta vez pelos turistas, que cada vez mais chegam ao vilarejo em busca de paz e sossego. Até mesmo as construções mais antigas, do período medieval, passaram a ser restauradas para comportar o volume crescente de visitantes. Confira algumas imagens de lá:
***
Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!
Os cientistas ainda não entenderam totalmente por que alguns gatos são malhados e outros não.
A busca por alienígenas exige muita criatividade, já que a vida fora da Terra pode não se parecer em nada com a nossa.
Sob a vasta floresta da Amazônia, existe um rio subterrâneo que desafia as convenções e revela segredos das profundezas da Terra.
De acordo com a ciência, as jogadas com os dados seguem um padrão.
As montanha Candy Cane são feitas de xisto e outras rochas sedimentares que mudaram de cor com base no contato com a água de um antigo mar.
Onkalo é uma caverna subterrânea na ilha de Olkiluoto, preparada durante 15 anos para receber os resíduos nucleares das usinas da Finlândia durante 100 anos.
Se pudéssemos atingir a velocidade da luz, os efeitos seriam catastróficos.
A experiência sensorial das antigas civilizações era bem diferente da nossa.
Conheça a caverna vietnamita que abriga florestas, rios e um ecossistema único.