
Ciência
27/08/2018 às 12:36•2 min de leitura
Cansado de dormir sozinho, sem um mozão para chamar de seu? Seus problemas acabaram. Basta deixar sua roupa de cama por mais de uma semana, e voilà! Você terá praticamente uma festa do pijama com a companhia de milhares de ácaros, bactérias e fungos, de acordo com o microbiologista da Universidade de Nova York Philip Tierno. É claro que esse cenário não é nada positivo, na verdade, e pode trazer doenças e problemas de pele.
A solução, segundo o especialista, é trocar fronhas e lençóis uma vez por semana – mas atenção – caso você use pijama! Se esse não é o caso, pode aumentar a frequência de lavagem da roupa de cama. O motivo está na troca de células e no suor que nosso corpo produz.
O ser humano passa pelo menos um terço da vida na cama e produz cerca de 98,5 litros de suor por ano e se o clima estiver úmido e quente, está criado o ambiente perfeito para a proliferação de ácaros e bactérias. Também podemos acrescentar nessa festa outras excreções corporais, pólen, poeira, poluição e mais substâncias que nos tocam no dia a dia. Tudo isso acumulado em um local que deveria ser limpo e confortável – não uma reunião de microrganismos.
Todas essas substâncias se acumulam durante a semana em sua cama e podem causar desde alergias, coceira e irritação de pele até doenças. “Mesmo que você não seja alérgico, pode desenvolver uma resposta alérgica à exposição de micróbios e outras substâncias”, afirma Tierno. A situação piora se o dono da cama estiver com algum machucado ou irritação de pele, pois o local pode facilmente ser contaminado.
Além da roupa de cama, é importante também lavar travesseiros, cobertas e edredons com frequência, de preferência em água quente. Considerar a compra de novos travesseiros a cada 2 anos e a troca do colchão a cada 5 anos também vai ajudar a saúde e a qualidade do sono.
***
Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!
A busca por alienígenas exige muita criatividade, já que a vida fora da Terra pode não se parecer em nada com a nossa.
Sob a vasta floresta da Amazônia, existe um rio subterrâneo que desafia as convenções e revela segredos das profundezas da Terra.
De acordo com a ciência, as jogadas com os dados seguem um padrão.
As montanha Candy Cane são feitas de xisto e outras rochas sedimentares que mudaram de cor com base no contato com a água de um antigo mar.
Onkalo é uma caverna subterrânea na ilha de Olkiluoto, preparada durante 15 anos para receber os resíduos nucleares das usinas da Finlândia durante 100 anos.
Se pudéssemos atingir a velocidade da luz, os efeitos seriam catastróficos.
A experiência sensorial das antigas civilizações era bem diferente da nossa.
Conheça a caverna vietnamita que abriga florestas, rios e um ecossistema único.
Como equações simples desvendam ciclos populacionais entre caçadores e presas na natureza — e com incrível precisão.