Esportes
22/10/2018 às 11:02•2 min de leitura
Como você deve saber, é bastante comum que, em qualquer tipo de obra ou reforma que role na Europa, sejam descobertos artefatos arqueológicos. Nesse sentido, a Inglaterra tem provado ser um solo pra lá de fértil — tanto que o corpo de um Rei infame inclusive foi encontrado debaixo de um estacionamento há alguns anos. Também foi no país que rolou o curioso e raro achado sobre o qual vamos falar a seguir.
Uma empreiteira trabalhando na construção de uma nova propriedade em Pocklington, uma cidadezinha situada no condado de Yorkshire, se deparou com uma carruagem enterrada no terreno. No entanto, o aspecto mais surpreendente da descoberta foi que, além do veículo, foram encontrados os esqueletos dos cavalos que o puxavam, assim como o corpo do condutor — e os cientistas acreditam que não foi por acidente que tudo isso foi colocado no local.
Terreno onde a carruagem foi descoberta
Os arqueólogos pensam que o que o pessoal da empreiteira encontrou foi uma antiga sepultura contendo os restos mortais de um (possível) guerreiro, embora a presença dos cavalos seja algo bastante incomum. O sítio ainda está sendo devidamente escavado, portanto, ainda não existem informações sobre quem pode ter sido a pessoa encontrada no terreno.
O que sim se sabe é que os artefatos foram datados como sendo da Idade do Ferro, período que se deu após o fim da Idade do Bronze e foi caracterizado pela introdução de ferramentas, armas e objetos de ferro na Ásia, Europa e algumas partes da África, entre os anos 1,2 mil e 600 a.C., aproximadamente.
Apenas 27 carros de guerra como esse foram encontrados na Inglaterra até agora — incluindo o de Pocklington —, a inclusão dos cavalos como parte do ritual funerário é bem inusitada. Por outro lado, apesar de a presença dos animais ser atípica, esta não é a primeira vez que algo desse tipo é descoberto na região.
Ilustração de um antigo sepultamento
Há cerca de 1 ano e meio, outra carruagem — também datada da Idade do Ferro — enterrada com os cavalos foi achada em Pocklington, apesar de o condutor estar ausente nessa ocasião. Além desses dois veículos acompanhados de animais, outras tantas sepulturas foram encontradas na área, e a maioria foi atribuída a integrantes da cultura Arras, um grupo que habitou a região durante a Idade do Ferro.
De momento, ainda não é possível afirmar que enterrar os condutores de carruagens com os cavalos fosse uma prática comum na região, mas a descoberta de duas sepulturas com essa característica em tão pouco tempo é bastante significativa. Teremos que aguardar o que os levantamentos dos arqueólogos e especialistas revelam — e quem sabe não decidem vasculhar melhor a área e acabam encontrando mais coisas interessantes por lá?!
***
Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!