Ciência
29/10/2019 às 11:30•2 min de leitura
O urânio é normalmente associado à energia nuclear e à construção de poderosas armas de destruição em massa. Sem dúvidas, ele é um elemento químico de uso exclusivo dos governos e das Forças Armadas e que não pode ser adquirido por um cidadão comum.
Mas você sabia que é possível ter um “potinho” de urânio em casa? Ele pode ser comprado de forma legal pela internet e está à venda na Amazon dos Estados Unidos por US$ 40, cerca de R$ 160. O item disponível é uma versão “apenas para uso educacional e científico”.
Batizado de Uranium Ore, o produto é traz o urânio-238, o isótopo deste elemento químico que é facilmente encontrado na natureza. Com uma taxa de decomposição extremamente lenta, ele pode durar 4,5 bilhões de anos.
Diferente do perigoso urânio-235, ele não suporta reações em cadeia — nem pode ser utilizado para a fabricação de bombas atômicas. Desta forma, em pequena quantidade, o produto não representa nenhum risco à saúde. Obviamente, ele não deve ser ingerido.
Um certificado da fabricante Images Scientific Instruments Inc. comprova que o urânio-238 possui baixo nível de radiação. Portanto, ele está de acordo com as normas da Comissão Reguladora Nuclear e do Serviço Postal norte-americano.
Mas não se empolgue: infelizmente, a Amazon não envia o Uranium Ore para o Brasil.
Quem visita a página do Uranium Ore na Amazon encontra excelentes comentários sobre o item. Desde coisas básicas como “excelente produto, péssima embalagem” até histórias bem criativas.
Por exemplo, um dos clientes relata que deixou o urânio perto do seu lagarto de estimação e o resultado foi desastroso: “Agora ele tem mais de 100 metros e está destruindo Tóquio”.
Outro comprador adquiriu o produto para alimentar as aranhas domésticas e esperava adquirir poderes de um super-herói após ser mordido por elas. “Infelizmente, a aranha falante diz que não vai me morder. Pelo menos, ela usa as teias para escrever mensagens motivacionais e me animar”.
Para quem está preocupado com a data de validade, um dos comentários desmente: “Comprei esse produto há 4,47 bilhões de anos. Hoje, quando abri o pote, ele estava metade vazio”.
Está convencido sobre as qualidades do Uranium Ore?