Artes/cultura
06/01/2020 às 12:16•1 min de leitura
Um grupo de pesquisadores ligados ao King's College de Londres descobriu, após vários testes clínicos, que uma substância chamada psilocibina, um princípio ativo que confere poder alucinógeno a alguns tipos de cogumelos, é perfeitamente segura e até útil para o tratamento da depressão.
No experimento realizado pelos cientistas do King's College, eles fizeram cerca de 90 pessoas saudáveis experimentarem a psilocibina. Aliás, eles foram repartidos em três grupos distintos que receberam doses diferentes da droga. Uma turma recebeu 10 mg, outra recebeu 25 mg e a última turma ganhou somente um placebo.
De acordo com os resultados apresentados, todos aqueles que tomaram o alucinógeno exibiram uma melhora no humor sem sofrer qualquer efeito colateral grave. Essa descoberta só reforça o que outros estudos já mostraram: a substância presente nos "cogumelos mágicos", a psilocibina, é um poderoso antidepressivo.
Conforme explica James Rucker, psiquiatra do King's College, os resultados são significativamente relevantes e são sólidos o bastante para dar base ao desenvolvimento da psilocibina para o tratamento de pacientes com doenças de ordem psíquica.
Contudo, ao menos por enquanto, os especialistas ainda estão verificando a segurança ao se ingerir a substância.