
Ciência
26/03/2020 às 07:00•2 min de leitura
Na sexta-feira (20), a NASA divulgou um comunicado com o resultado de um exame que foi realizado em toda a agência para avaliar como seus funcionários, suas instalações e missões estão se saindo em meio a pandemia de coronavírus. Com o objetivo de evitar a propagação da covid-19 entre seus funcionários, muitos profissionais da agência passaram a trabalhar em casa de forma obrigatória, suas viagens a trabalho foram proibidas e apenas uma única equipe foi mantida na NASA para "proteger a vida e a infraestrutura crítica".
(Fonte: NASA/Reprodução)
Já na segunda-feira (23), quase todas as instalações da NASA passaram para o estágio 3 do "Quadro de Resposta" da agência, que é constituído por 4 estágios. Na semana passada, foram elevados para o estágio 4 o Centro de Pesquisa Ames da NASA, no Vale do Silício; o Michoud Assembly Facility, na Louisiana; e o Stennis Space Center, no Mississippi.
Até o presente momento, 2 funcionários da NASA, 1 em Ames e 1 em Marshall testaram positivo para a covid-19. As sedes de Stennis e Michoud foram fechadas devido a preocupações com a propagação do vírus na comunidade que fica ao redor.
O administrador da NASA Jim Bridenstine disse: “Vamos cuidar do nosso pessoal. Essa é nossa primeira prioridade. A tecnologia nos permite a fazer remotamente muito do que precisamos, mas onde o trabalho prático é necessário é difícil ou impossível cumprir as diretrizes do CDC ao processar o hardware de voo espacial. Onde não podemos fazer isso com segurança, teremos que suspender o trabalho e focar nas atividades de missão crítica”.
Várias missões da agência foram suspensas devido ao home office obrigatório. Com o desligamento das sedes de Michoud e de Stennis, haverá atraso na fabricação das cápsulas dos foguetes SLS e Orion, projetados para que astronautas iniciem uma jornada de exploração dos destinos distantes do Sistema Solar. Os testes e a integração dos dois veículos, que fazem parte da missão Artemis, foram interrompidos neste momento.
(Fonte: NASA/Reprodução)
"Essa situação, sem dúvida, causará algumas ineficiências, mas continuamos a apoiar qualquer pesquisa que possa ser feita remotamente", disse o administrador associado Thomas Zurbuchen em nota à comunidade de pesquisadores da NASA, na segunda-feira (23). Ele observou que sua equipe está trabalhando diretamente em cada missão para entender melhor seus desafios e suas necessidades.
Sob a vasta floresta da Amazônia, existe um rio subterrâneo que desafia as convenções e revela segredos das profundezas da Terra.
De acordo com a ciência, as jogadas com os dados seguem um padrão.
As montanha Candy Cane são feitas de xisto e outras rochas sedimentares que mudaram de cor com base no contato com a água de um antigo mar.
Onkalo é uma caverna subterrânea na ilha de Olkiluoto, preparada durante 15 anos para receber os resíduos nucleares das usinas da Finlândia durante 100 anos.
Se pudéssemos atingir a velocidade da luz, os efeitos seriam catastróficos.
A experiência sensorial das antigas civilizações era bem diferente da nossa.
Conheça a caverna vietnamita que abriga florestas, rios e um ecossistema único.
Como equações simples desvendam ciclos populacionais entre caçadores e presas na natureza — e com incrível precisão.
Veja como a cartografia transformou nossa visão do planeta e moldou a história.