Ciência
06/04/2020 às 08:30•2 min de leitura
Pesquisadores de universidades australianas teriam confirmado em testes de laboratório que a ivermectina, remédio usado para tratar piolhos, interrompe a multiplicação de coronavírus em 48h e apenas com uma dose única.
O estudo foi liderado pelo Instituto de Descobertas de Biomedicina da Universidade de Monash em associação com o Instituto de Infecção e Imunidade Peter Doherty, uma joint venture da Universidade de Melbourne com o Royal Melbourne Hospital.
Os pesquisadores Kylie Wagstaff e Leon Caly começaram a investigar o funcionamento do remédio no coronavírus assim que souberam do início da pandemia.
A dra. Wagstaff fez uma descoberta anterior sobre a ivermectina em 2012, quando identificou a droga e sua atividade antiviral com o professor David Jans, do Monash Biomedicine Discovery Institute, também autor deste artigo. O professor Jans e sua equipe pesquisam a ivermectina há mais de 10 anos com vírus diferentes.
(Fonte: Pixabay)
Embora demonstre ser eficaz no ambiente de laboratório, a ivermectina não pode ser usada em humanos para combater a covid-19 até que outros testes e ensaios clínicos tenham sido concluídos para estabelecer a eficácia do medicamento em níveis seguros para dosagem em humanos.
O próximo passo é que os cientistas determinem a dosagem humana correta para garantir que o nível usado in vitro seja seguro para as pessoas. Os testes em seres humanos devem demorar pelo menos um mês para serem iniciados.
Como o mecanismo usado pela ivermectina para combater o vírus ainda não é conhecido, é provável que, com base em sua ação em outros vírus, ele funcione especificamente para impedir que o coronavírus "diminua" a capacidade das células hospedeiras de eliminá-lo
A expectativa dos pesquisadores é que um medicamento com um composto já aprovado por órgãos médicos de controle pode ajudar as pessoas mais cedo. Novos tratamentos contra a covid-19 ainda precisam ser aprovados e uma vacina contra o coronavírus ainda vai demorar um bom tempo para estar amplamente disponível.
A ivermectina é um remédio antiparasitário aprovado pela agência federal americana responsável pela segurança dos medicamentos nos Estados Unidos, a Food and Drugs Administration (FDA). O remédio está disponível no mundo todo e é usado para combater piolhos.
O medicamento demonstrou ser eficaz in vitro contra uma ampla gama de vírus, incluindo vírus HIV, dengue, influenza e o vírus da Zika.