Artes/cultura
11/05/2020 às 09:30•1 min de leitura
A administração do arquipélago de Fernando de Noronha anunciou, no último sábado (9), que não existem mais casos de covid-19 na ilha. Todas as 28 pessoas infectadas pelo novo coronavírus na região estão curadas e também não existem, no momento, mais casos suspeitos por lá — os últimos quatro foram descartados.
Conforme o boletim oficial, o grupo de infectados pelo Sars-CoV-2 em Noronha era composto por 17 homens e 11 mulheres, com idade entre 25 e 59 anos. Todos ficaram em isolamento domiciliar a partir do momento em que a doença foi detectada e apenas um dos pacientes precisou ser transferido para Recife, devido a problemas respiratórios.
A estratégia de combate à covid-19 incluiu também a testagem em massa. Segundo a administração local, todas as pessoas que tiveram contato com os pacientes confirmados ficaram em isolamento e fizeram testes para a doença. Dessa forma, foi possível acompanhar a propagação do vírus, facilitando o seu controle.
Uma das estratégias utilizadas na ilha foi a testagem em massa.
O próximo passo é a realização de um estudo epidemiológico, que deve começar ainda nesta semana. Cerca de 900 pessoas serão testadas, entre homens e mulheres de diferentes faixas etárias e localidades, para verificar se o coronavírus ainda circula na região em pacientes assintomáticos ou se está presente em lugares nos quais não foi detectado.
O primeiro caso de covid-19 em Fernando de Noronha foi registrado no dia 27 de março, quando o governo do estado de Pernambuco já havia decretado o fechamento da ilha para visitantes. A partir daí, as restrições aumentaram e, desde o dia 20 de abril, só é permitida a circulação nas ruas com autorização da administração.
Com o fim da quarentena no arquipélago, ontem (10), o governo prepara um protocolo de flexibilização gradual das atividades na ilha, mas com cautela. A abertura acontecerá em etapas, seguindo algumas recomendações, para evitar novos casos.
Fernando de Noronha zera casos de covid-19 após isolamento total via TecMundo