
Ciência
03/06/2020 às 12:30•1 min de leitura
O foguete de primeiro estágio responsável pela missão da SpaceX que levou dois astronautas ao espaço — que teve uma acoplagem bem-sucedida na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) — foi recuperado com sucesso.
Imagens publicadas pela própria empresa mostram o modelo Falcon 9 sendo rebocado para Porto Canaveral, na Flórida, que fica nas proximidades da região do lançamento. Isso significa que o foguete pode passar por uma leve manutenção e ser reutilizado em lançamentos futuros, gerando economia e sustentabilidade. Mas, por enquanto, o dispositivo de segundo estágio não pode ser reaproveitado.
After launching @AstroBehnken and @Astro_Doug to orbit on Crew Dragon, Falcon 9 landed on the Of Course I Still Love You droneship and returned to Port Canaveral pic.twitter.com/ACov1BhgXY
— SpaceX (@SpaceX) June 2, 2020
Como parte da missão Demo-2, que marcou o primeiro transporte de astronautas da NASA por uma empresa privada norte-americana, o Falcon 9 lançou o conjunto que inclui a cápsula Crew Dragon. Nove minutos após a decolagem, o foguete pousou verticalmente na plataforma Of Course I Still Love You, que foi batizada em homenagem a uma nave presente no livro The Player of Games, de Iain M. Banks, um dos favoritos de Elon Musk. O CEO e cofundador da SpaceX reagiu com bastante emoção ao sucesso do lançamento.
Ainda não se sabe se a empresa de fato vai reaproveitar a peça ou guardá-la como uma espécie de item de museu, já que o equipamento virou parte de um evento histórico. A missão Demo-2 será finalizada apenas com o retorno da dupla à Terra após o tempo passado na ISS, o que pode levar entre 1 e 4 meses.
SpaceX: foguete que lançou astronautas ao espaço volta à terra firme via TecMundo
Os cientistas ainda não entenderam totalmente por que alguns gatos são malhados e outros não.
A busca por alienígenas exige muita criatividade, já que a vida fora da Terra pode não se parecer em nada com a nossa.
Sob a vasta floresta da Amazônia, existe um rio subterrâneo que desafia as convenções e revela segredos das profundezas da Terra.
De acordo com a ciência, as jogadas com os dados seguem um padrão.
As montanha Candy Cane são feitas de xisto e outras rochas sedimentares que mudaram de cor com base no contato com a água de um antigo mar.
Onkalo é uma caverna subterrânea na ilha de Olkiluoto, preparada durante 15 anos para receber os resíduos nucleares das usinas da Finlândia durante 100 anos.
Se pudéssemos atingir a velocidade da luz, os efeitos seriam catastróficos.
A experiência sensorial das antigas civilizações era bem diferente da nossa.
Conheça a caverna vietnamita que abriga florestas, rios e um ecossistema único.