Estilo de vida
09/06/2020 às 11:00•2 min de leitura
Um deslizamento de terra de aproximadamente 610 metros de largura causou a destruição de oito casas na Noruega na última quarta-feira (04). Durante várias horas, a cidade de Alta sofreu com a enxurrada de lama e pedras, que foi capaz de carregar os domicílios até o mar. Nenhuma pessoa saiu ferida.
Durante o incidente, um dos locais capturou imagens que mostram o pedaço de terra se desgrudando da superfície e sendo arrastado até a água. Em entrevista para a Forbes, o morador pensou que estava tendo sua casa invadida antes de perceber o real significado do estrondo causado pela terra.
Ao notar a gravidade da situação, Jan Fredrik Drabløs correu até o lado de fora e registrou o assustador acontecimento. Confira:
Just now in Alta, Norway: Huge mudslide dragging several houses into the sea. pic.twitter.com/xR4t5zLI7m
— Jan Fredrik Drabløs (@JanFredrikD) June 3, 2020
Por volta das 15h45, a polícia de Alta foi notificada para dar início a missão de resgate de possíveis vítimas. A operação serviu para evacuar uma pessoa que ainda permanecia dentro de uma das casas próximas da região.
Junto das casas, o deslizamento também acabou arrastando um cachorro para o mar. Por sorte, a elkhound norueguesa chamada Raya conseguiu nadar de volta para a terra firme, onde foi resgatada por uma unidade dentro de um helicóptero. Olha só como ela estava contente:
The only victim caught up in the enormous mudslide in Norway was this dog, who swam to shore and is fine https://t.co/zHmQv6H9Ts pic.twitter.com/EiDE9BOnVx
— ralph waldo cybersyn (cw: police violence in RTs) (@atomicthumbs) June 3, 2020
De acordo com as autoridades locais, a região é tomada por construções utilizadas para férias. Sendo assim, o deslizamento poderia ter sido muito mais grave caso tivesse acontecido 48 horas antes — quando ainda era feriado na Noruega e as residências estariam possivelmente lotadas.
Responsável pela operação, o oficial Sten-Rune Nikolaisen informou ao canal de televisão norueguês NRK que o helicóptero utilizado nas buscas retornou para a base antes das 19h. "Nós fizemos uma busca visual e também com o auxílio de câmeras. Nenhuma nova descoberta foi feita", finalizou.
Em regiões repletas de elevações e muito geladas, como é o caso da cidade de Alta, os deslizamentos de terra podem ser esperados. O "fenômeno" é resultado de uma grande quantidade de água - neste caso, provenientes do desgelo dos morros - causadora da erosão do solo, o que causa o separamento de blocos de terra.
Nas horas seguintes ao desastre, a imprensa local reportou que diversos outros deslizamentos de terra continuaram acontecendo na região. O Diretório de Recursos Hídricos e Energia da Noruega (NVE) segue monitorando a situação e acredita na possibilidade de mais incidentes similares se manifestarem nos próximos dias.
Na tarde da quinta-feira (05), outro deslizamento de terra de proporção reduzida criou uma cratera em uma das rodovias próximas a cidade de Alta, dificultando o tráfego nas imediações.
Update: There was another smaller mudslide yesterday that took away part of the road. pic.twitter.com/7G1oJpsUAd
— Jan Fredrik Drabløs (@JanFredrikD) June 6, 2020