
Ciência
23/06/2020 às 11:41•1 min de leitura
Nessa terça-feira (23), a SpaceX fará mais um lançamento de satélites Starlink para a órbita terrestre que poderá ser acompanhada à olho nu. Se bem sucedido, a empresa aeroespacial de Elon Musk baterá um recorde ao enviar o total de 178 satélites para o espaço.
Marcado para às 18h58 (no horário de Brasília), o foguete Falcon 9 levará 60 satélites Starlink de Cabo Canaveral, Flórida, para o espaço. O lançamento será transmitido ao vivo no canal do YouTube da SpaceX e pela NASA TV. Assim como outros lançamentos recentes, esses também poderão ser flagrados cortando os céus, mas somente em algumas áreas do Reino Unido.
Starlink é uma constelação de satélites em construção pela SpaceX. O projeto começou em meados de março e totaliza 500 objetos já em órbita. Contudo, essa é uma quantidade bem pequena quando comparado aos 12 mil satélites planejados pela companhia para proporcionar cobertura mundial de internet.
Esses objetos estelares podem ser facilmente identificados no céu durante a noite, já que formam uma linha reta. No Brasil, os satélites marcaram presença no domingo (10) de maio. A ocasião gerou grande movimento nas redes sociais e pegou muita gente de surpresa.
Residentes do Reino Unido poderão conferir a constelação criada pela companhia de Elon Musk em duas diferentes ocasiões: hoje (23), às 3:38 da manhã (no horário local) e quarta-feira (24), às 3:26 da manhã. Os satélites irão do sul para sudeste em ambas as passagens.
Os curiosos podem localizar os satélites Starlink através do site Find Starlink e conferir quando será sua próxima passagem em várias regiões do mundo. O lançamento e maiores novidades da SpaceX pode ser acompanhado pelo YouTube.
SpaceX lançará 60 satélites nesta terça (23); saiba como assistir via TecMundo
Os cientistas ainda não entenderam totalmente por que alguns gatos são malhados e outros não.
A busca por alienígenas exige muita criatividade, já que a vida fora da Terra pode não se parecer em nada com a nossa.
Sob a vasta floresta da Amazônia, existe um rio subterrâneo que desafia as convenções e revela segredos das profundezas da Terra.
De acordo com a ciência, as jogadas com os dados seguem um padrão.
As montanha Candy Cane são feitas de xisto e outras rochas sedimentares que mudaram de cor com base no contato com a água de um antigo mar.
Onkalo é uma caverna subterrânea na ilha de Olkiluoto, preparada durante 15 anos para receber os resíduos nucleares das usinas da Finlândia durante 100 anos.
Se pudéssemos atingir a velocidade da luz, os efeitos seriam catastróficos.
A experiência sensorial das antigas civilizações era bem diferente da nossa.
Conheça a caverna vietnamita que abriga florestas, rios e um ecossistema único.