Estilo de vida
07/07/2020 às 13:00•2 min de leitura
Lançado misteriosamente em 2008 por Steven Pearce, cientista de alimentos e diretor da Omega Ingredients, um perfume com essência sideral foi projetado, em parceria com a NASA, para poder reproduzir fielmente o cheiro sentido por técnicos e pesquisadores da agência durante suas missões na Estação Espacial Internacional. Apesar da ideia estranha, especialmente para leigos, que pensam sobre as possibilidades dos odores existentes além da órbita terrestre, o produto ganhou contornos comerciais e evoluiu em escala, sendo oficialmente colocado no mercado.
A divulgação do Eau de Space está sendo amplamente realizada em uma campanha no Kickstarter, que já arrecadou quase US$ 400 mil de mais de 8 mil financiadores desde que foi publicada, em 19 de junho. Com 40 dias restantes para encerrar o projeto de financiamento no site, é possível qualquer pessoa adquirir o produto e colaborar com a nova iniciativa dos técnicos da NASA, que prometem entregar uma amostra do espaço para cada um dos participantes da campanha, apesar de não estarem vinculados com a distribuição do perfume.
(Fonte: NASA/Divulgação)
"Fizemos parceria com perfumistas premiados, alguns dos melhores do mundo, e garantimos os direitos de lançamento exclusivo deste produto. Nossa equipe é composta pelas melhores experiências de moda, tecnologia, design e logística - todas com o desejo de aumentar o CTEM por meio da educação experimental", descreve a campanha no site. "Eau de Space é o nosso primeiro lançamento de produto sob esta importante iniciativa, e esperamos que haja muito mais."
Desenvolvido inicialmente para facilitar o treinamento de astronautas e técnicos em missões espaciais, a essência foi projetada para familiarizar os colaboradores da NASA com as sensações transmitidas pelo espaço, sugerindo um momento mais realista de viagem à órbita.
(Fonte: NASA/Reprodução)
O produto foi constituído com base em relatos de cientistas que tiveram experiências fora do planeta, com alguns afirmando que o espaço possui uma "sensação metálica doce" enquanto outros confirmavam que os odores eram similares a “bife frito, metal quente e até soldagem de moto”. Com inúmeras sugestões que iam, também, de "ferrugem" lunar até "framboesa e rum", o material projetado por Steven Pearce passou a ser mistério por anos, até que foi revelado a pedidos da Lei da Liberdade de Informação (FOIA), iniciando, assim, sua fabricação em massa.
Com os possíveis nomes de "A Space Eau-de-ssey", "Elon's Musk" e "Space Scent Juice", a companhia optou por Eau de Space, certamente mais sugestivo e fácil de lembrar.