Saúde/bem-estar
20/07/2020 às 09:00•2 min de leitura
Preparem seus olhos, corações, binóculos e lunetas porque uma oportunidade única irá ocorrer no final deste mês de julho: a partir do dia 23, o cometa NEOWISE, que deu as caras de maneira tímida no começo de março no hemisfério norte, estará visível nestes céus brasileiros.
Chamado de C/2020 F3 quando foi detectado, ele ainda tinha um brilho fraco, sendo impossível prever na época se ele sequer se tornaria visível a olho nu na Terra. Porém, com o passar do tempo, o brilho do corpo celeste foi aumentando e ele pôde ser visto por observadores de estrelas na metade boreal do nosso planeta.
Segundo a NASA, o cometa se aproximou mais do Sol no dia 3 de julho e por isso passou a ser observado logo após o início da noite. Agora, as chances de o NEOWISE ser visto no Brasil aumentaram. Não se pode afirmar com 100% de certeza pois cometas correm o risco de se desfazer, como ocorreu com o cometa Atlas em abril passado.
Fonte: Stellarium.org/Reprodução
Em entrevista ao site Canaltech, o astrofísico André Zamorano Vitorelli afirmou que "o cometa C/2020 F3 NEOWISE deve ser visível no Brasil durante o fim do mês de julho; mais precisamente, ele deve ficar visível no norte e nordeste do país a partir do dia 23, e em todo o país a partir do dia 26".
Segundo Vitorelli, que também é pesquisador da USP, quem quiser observar a passagem do cometa, deverá olhar para o céu na direção noroeste logo após o pôr do Sol. Na Região Sudeste, o NEOWISE estará visível já no dia 24.
Como o NEOWISE é um cometa de magnitude entre 5 e 6, ele só poderá ser visto a olho nu em lugares totalmente escuros. Quanto menor o valor numérico da magnitude, mais brilhante é o objeto. O Sol, por exemplo, tem magnitude de -27.
Assim, a dica é tentar observar o cometa logo nos primeiros dias de sua aparição, pois a cada dia o seu brilho vai ficando mais fraco. Além disso, é preciso ir para um local com pouca luz que tenha uma boa visão do horizonte e olhar para o noroeste.
A próxima passagem desse cometa pela Terra ocorrerá daqui a 6.765 anos.