Estilo de vida
10/10/2020 às 04:00•2 min de leitura
Certamente, um cruzamento entre um sapo e uma coruja seria algo completamente inviável, gerando, no mínimo, o mais esquisito de todos os Pokémon existentes. Felizmente, a biologia foi menos cruel e nos ofereceu a oportunidade de ver, em primeira mão, como seriam os filhotes desse exótico casal, sendo muito mais fofinhos do que se podia imaginar. Conheça, então, os pássaros-boca-de-sapo e aprecie a beleza inigualável dessa espécie que tinha tudo para dar errado.
Popularmente conhecidos como frogmouths, eles possuem esse nome por terem seus bicos bastante avantajados, parecidos com a boca dos anfíbios. Assim como os nightjars, o famoso “chupacabra”, também são animais noturnos, ocupando terras do subcontinente indiano até a Austrália.
Diferentemente das corujas e pássaros tradicionais, os boca-de-sapo descansam horizontalmente em árvores e superfícies de altura média para aumentar a área de contato, já que não possuem habilidades distintas de voo, especialmente os filhotes.
Eles são extremamente organizados e metódicos, desde sua vida familiar até sua alimentação. O enorme bico é responsável por segurar presas pequenas, como insetos e pequenos vertebrados, com a capacidade de arremessar animais mais determinados em paredes e pontos sólidos para facilitar a alimentação, algo que transforma os adoráveis “penudinhos” em cruéis valentões.
Felizmente, segundo o Save Our Waterways Now, organização comunitária que reabilita a bacia hidrográfica de Enoggera em Brisbane, Austrália, estas aves são amigáveis e sociáveis, surgindo diversas vezes sorrindo para as câmeras e com expressões faciais bem sugestivas.
Devido a anatomia frágil de seus pés, eles possuem hábitos bem diferentes das corujas, e ao bico é seu principal recurso de sobrevivência, sendo instrumento indispensável de caça.
Atualmente, 14 espécies de bocas-de-sapo estão registradas no planeta, com as mais comuns sendo os tawny frogmouths, que são algumas dessas bolinhas de pelo super fofas que você pode conferir nas imagens.