Ciência
04/11/2020 às 09:00•2 min de leitura
Assim como em outubro, o mês de novembro terá muitas atrações para os amantes da astronomia, já começando nesta quarta-feira (4), com uma chuva de meteoros que pode gerar belos registros fotográficos.
E tem mais vindo por aí, incluindo outra chuva de meteoros, eclipse lunar e lançamentos espaciais, como a aguardada missão Crew-1, realizada pela NASA em parceria com a SpaceX.
Confira os principais destaques do calendário astronômico de novembro:
A chuva de meteoros Táuridas, resultado da poeira do asteroide 2004 TG10 e do cometa 2P Encke, terá seu pico nesses dois dias. Ela poderá ser visualizada na direção da constelação de Touro.
Mercúrio estará em seu ponto mais alto no horizonte, uma ótima chance para observá-lo, ao final da noite. Basta olhar na direção leste, momentos antes do Sol nascer.
Conjunção entre a Lua e Vênus, antes do amanhecer, na direção leste.
Nova data agendada para o lançamento da missão Crew-1, que partirá de Cabo Canaveral, nos EUA, às 20h49 (horário de Brasília), impulsionada pelo foguete Falcon 9.
Pico da chuva de meteoros Leonídeos, fruto da poeira do cometa Tempel-Tuttle. Para observá-la, olhe em direção à constelação de Leão.
Conjunção entre a Lua e Júpiter, mais cedo, e entre a Lua e Saturno, posteriormente.
Conjunção entre Lua e Marte, logo após o pôr do Sol.
O mês termina com o eclipse lunar penumbral, fenômeno que será visível em áreas das Américas e da Ásia, além do oceano Pacífico.
Para localizar os eventos astronômicos de novembro observáveis a olho nu, use apps como Star Chart, Google Sky Map, Stellarium e Apenas uma Bússola. Eles ajudam a encontrar os objetos no céu.
Os principais eventos do calendário astronômico de novembro via TecMundo