Artes/cultura
01/12/2020 às 05:00•2 min de leitura
Alguns animais causam muito medo, como aranhas e tubarões, enquanto outros são considerados fofinhos e engraçados, como coalas e pandas. A questão é que nem sempre a fauna vai entregar o “pior” de cada espécie só com a aparência. Muitas vezes, é preciso você se encontrar com alguma espécie para ter uma lembrança desagradável para o resto de sua vida.
Duvida? Então confira a lista abaixo com 5 animais que você não gostaria de cruzar o caminho:
Esses monstrengo dos mares são tão perigosos quanto sua aparência indica. Normalmente, as moreias ficam escondidas entre recifes e corais de águas rasas, esperando algum animal dar um vacilo e cair na sua mordida. Às vezes, o azarado pode ser um mergulhador distraído…
O que torna o ataque deste animal tão doloroso é o fato de ele possuir dentes parecidos com agulhas, que rasga a pele de suas vítimas. A curvatura das presas ainda ajuda a rasgar a carne, enquanto o veneno da moreia torna tudo ainda mais complicado para sua presa.
Mordidas das centopeias são bastante desagradáveis, mas a da centopeia-gigante-do-deserto gera uma dor descomunal e uma das maiores que se pode sentir. Quem fala isso é o entomologista Justin Schmidt, autor da Escala Schmidt de Dor – um livro bastante conceituado dentro da biologia.
O especialista elencou as piores picadas ao experimentar cada uma delas! A descrição da picada da centopeia-gigante-do-deserto é bem singela: “Ela simplesmente ofusca todas as picadas de insetos que já levei!”. Então tá, né?
Essas aranhas dos Oriente Médio são tão terríveis que geraram lendas urbanas. Por exemplo: tem gente que acredita que elas são capazes de injetar venenos anestésicos e cavar buracos enormes na pele de suas vítimas. Isso, é claro, não acontece, mas elas não deixam de ser assustadoras.
As aranhas-camelos parecem uma mistura com escopião, por conta de uma aparência mais alongada. Além de terem uma picada dolorida e venenosa, essas aranhas são extremamente velozes! Elas chegam a 15 km/h com facilidade, quase o triplo de uma caminhada humana normal. É bom ficar atento onde pisa.
Tartarugas parecem sempre lentas e amigáveis, por isso movimentam milhões no tráfico de animais. Muitas pessoas chegam a ter a tartaruga-aligator sem saber que a espécie é uma das que tem a mordida mais potente do mundo animal. Isso, é claro, gera acidentes bem desastrosos.
Para se ter uma ideia, a mordida da tartaruga-aligator chega a 70 kgf/cm², maior do que, por exemplo, a potência de um tubarão-branco e seus “míseros” 45 kgf/cm². Melhor não abusar, não é mesmo?
As preguiças são animais curiosos: enquanto algumas pessoas as acham fofinhas e amigáveis, outras morrem de medo e falam que sua aparência é bizarra. Independente de qual lado você está, o importante é saber que você não gostaria muito de encontrar esse bichinho perambulando lentamente por aí…
E o problema nem é a preguiça em si (ou quase não). Acontece que esses animais são hospedeiros de milhares de ácaros, escaravelhos, insetos e todo tipo de sujeira possível. Outro detalhe é que as preguiças, quando evacuam, liberam 1/3 de seu peso. Então você pode imaginar que elas são bolas ambulantes de fezes. Meio nojento, hein?