Artes/cultura
18/12/2020 às 08:00•1 min de leitura
Na semana passada (12), rolou um tremendo show em Barcelona, na Espanha, que durou cinco horas e teve um público de 500 pessoas. A aglomeração não teve nenhum tipo de distanciamento social, e foi promovida por um grupo de cientistas para avaliar o nível de transmissão da covid-19 numa balada desse tipo, que teve até DJ’s e bandas de rock.
Realizada na Sala Apolo, um dos espaços mais badalados da Catalunha, a experiência serviu também para avaliar os testes, numa parceria do Hospital de Can Ruti e a organização Primavera Sound.
Foram mil voluntários, que passaram inicialmente por um teste rápido. Entre aqueles que testaram negativo, 500 puderam entrar no evento, e os outros 500 constituíram o grupo de controle, e foram mandados para casa.
Para compensar a falta de distanciamento social, as pessoas usaram máscaras e álcool em gel. Foi autorizado o consumo de uma dose de bebida por pessoa, em um andar separado.
Em entrevista à Associated Press, o cientista responsável pelo estudo, Boris Revollo, explicou que a experiência não foi uma festa, mas um estudo científico, que pretende avaliar a segurança da realização futura de shows, congressos e eventos esportivos.
No próximo dia 19 de dezembro, os voluntários repetirão os testes, para conferir sua confiabilidade, e também entender quem poderia ter contagiado algum dos presentes.