Artes/cultura
11/01/2021 às 13:00•2 min de leitura
Ruurd Jelle van der Leij é um observador de pássaros holandês que publica regularmente fotos de suas aves favoritas na comunidade do site Bored Panda. Na quinta-feira passada (7), o fotógrafo reuniu algumas de suas melhores imagens dos últimos dez anos para provar uma teoria: a de que as fotos de um mesmo pássaro vistas de frente e de perfil são completamente diferentes.
Quando percebeu esse detalhe Ruurd decidiu criar a coletânea “Frontals”, da qual vemos alguns exemplos abaixo. A proposta é incluir, em cada imagem de pássaro, pelo menos uma frontal. É impressionante notar como, às vezes, parece se tratar de outro espécime ou que apresentem uma cara histérica, zangada, engraçada ou apenas ridícula.
As aves limícolas representam um capítulo à parte. Com seus bicos compridos, que usam para se alimentar de pequenos bichinhos na areia ou na superfície d’água, elas parecem sacos de penas com periscópios quando vistas de frente. As cegonhas são tão ridículas que, comprovada a antiga teoria dos nascimentos, saberíamos porque os bebês nascem chorando.
Curta as fotos de Ruurd Jelle van der Leij, e veja mais exemplos na conta do fotógrafo no Instagram. Elas permitem conhecer um lado mais real e menos “posado” dos pássaros, e certamente modificarão a forma com que fotografamos esses bichos de penas. Da próxima vez que fotografar um beija-flor, não se esqueça de pedir: agora de frente!