Artes/cultura
15/01/2021 às 10:00•1 min de leitura
Segundo um estudo publicado pelo periódico Ecology and Evolution, espécies de aranha caçadora criam armadilhas com folhas e teias para atrair sapos. Dessa forma, elas conseguem se alimentar com os animais. As folhas tecidas foram encontradas por biólogos na Ilha de Madagascar.
Ainda segundo a pesquisa, a folha era costurada com seda e enganava os sapos que buscavam lugares com sombra para se protegerem do sol. Ao tentar descansar, os anfíbios ficavam presos e as aranhas se alimentavam deles.
Porém, o estudo é inconclusivo sobre a folha ser, de fato, uma armadilha. Afinal, a informação foi suposta da foto de uma aranha se alimentando de um sapo ao lado das folhas. Mas, como as teias foram encontradas para posicionar melhor as plantas, é seguro assumir o instinto de caça dos aracnídeos.
Segundo os pesquisadores – o grupo inclui cientistas da Universidade de Antananarivo, em Madagascar, e da Universidade de Goettingen, na Alemanha -, os relatos anteriores apontam para comportamento oportunista. Ou seja, as aranhas realmente usam as armadilhas para atacar os anfíbios.
No total, foram encontradas 4 folhas criadas por aranhas individuais. Os aracnídeos costuraram a borda de duas folhas em três árvores diferentes. Além disso, elas convenientemente deixaram fendas pelas quais poderiam passar rapidamente para se esconder. Aliás, foi o que uma das aranhas encontradas fez quando era estudada!
Nem sempre os vertebrados são as presas da aranha. Porém, na ilha de Madagascar, A tentativa de escapar do Sol do meio dia oferece uma oportunidade para que os aracnídeos consigam seu alimento. Por conta de seu tamanho e da energia obtida, não são precisos muitos sapos para que elas consigam sobreviver.
E aí, o que você achou da aranha caçadora e suas armadilhas? Deixe sua opinião no espaço abaixo e aproveite para compartilhar o artigo nas redes sociais!