Ciência
09/02/2021 às 04:00•1 min de leitura
Uma jiboia foi encontrada em uma prateleira de livros de antropologia na Biblioteca Central da Universidade Federal de Roraima (UFRR) por uma equipe de limpeza, na segunda-feira (8), em Boa Vista. O animal mede mais de 1 metro de comprimento.
De acordo com o G1, o animal foi retirado do local por uma equipe da Prefeitura Universitária (PU) e devolvido à natureza em lugar distante do campus. A cobra não é venenosa e não houve feridos no incidente.
À publicação, a universidade informou que a hipótese é que o animal tenha entrado na biblioteca por meio das janelas que ficam abertas para a circulação do ar, como medida de prevenção à Covid-19. Antes da pandemia, as centrais de ar eram ligadas e as janelas, fechadas. Para evitar novos incidentes, o setor foi autorizado a fechar as janelas.
Em entrevista ao G1, o pesquisador ecólogo da Universidade Federal de Roraima, Whaldener Endo, confirmou que a espécie é uma jiboia (Boa constrictor), bem comum na região.
Segundo ele, a jiboia é um animal com hábitos alimentares diversificados e se alimenta de roedores, morcegos e aves. “Como esses tipos de presas podem ser comuns em algumas áreas urbanas, é possível que elas consigam se manter com este tipo de recurso existente e eventualmente serem registradas na capital e em locais de abrigo para elas, como as áreas arborizadas existentes no campus da UFRR”, explicou Endo à publicação.