Ciência
12/02/2021 às 05:00•2 min de leitura
Um escritório de arquitetura londrino chamado Baca Architects ganhou um concurso público para a construção de um aquário na Austrália, projetando um edifício em forma de baleia. O futuro observatório marinho Australian Underwater Discovery Centre ficará parcialmente submerso no mar da Austrália Ocidental e permitirá visualizar cenas da vida submarina.
A ideia é que o novo aquário possa fornecer um espaço adicional que atenda à crescente demanda por cenas de criaturas do mar em seu ambiente seminatural e, ao mesmo tempo, entregue “algo icônico capaz de atrair turistas”, explica Richard Coutts, diretor da Baca Architects, repetindo as exigências do concurso.
O projeto irá substituir a estrutura existente atualmente e, pelo seu tamanho, poderá ser a maior instalação da espécie. A forma única, em forma da cabeça de uma baleia saindo da água, foi escolhida para representar o observatório marinho, após uma votação pública entre três finalistas.
A exigência era que todos os projetos seguissem um tema marinho. Um deles representava uma caverna parcialmente submersa definida como “A Rocha”. O outro projeto era a representação estilizada de um navio naufragado e foi batizado de “Viagem”.
Mas foi o projeto da Baca Architects, chamado de Design Cetáceo, que conquistou a preferência do público. O novo Australian Underwater Discovery Centre é projetado com algumas aberturas dentro do mar que funcionarão como “olhos de baleia” e será a forma como os visitantes irão ter a visão sob a água.
Antes de chegar até esse local, as pessoas passarão por uma visita guiada a diversos espaços dentro do “corpo” da baleia que incluirão galerias e exposições variadas. O andar do observatório será amplo e terá enormes janelas para o fundo do mar. A inauguração do novo observatório está prevista para dezembro de 2022.