Esportes
11/04/2021 às 08:00•2 min de leitura
Quando pensamos em animais perigosos, normalmente a primeira coisa que nos vem a mente são criaturas grandes, como leões, lobos e ursos. Mas na realidade, a Mãe Natureza possui diversos assassinos que passariam despercebidos por seu tamanho inofensivo. Confira abaixo 10 pequenos animais que são mortais:
(Wikimedia Commons/Reprodução)
A água-viva australiana Chironex fleckeri é frequentemente citada como o animal marinho mais venenoso do mundo. Se for picado e não for tratado, a morte pode vir em dois a cinco minutos.
(Wikimedia Commons/Reprodução)
A centopeia gigante da Amazônia, Scolopendra gigantea, contém uma neurotoxina potente, que atinge os sistemas cardiovascular, respiratório, muscular e nervoso, incapacitando suas vítimas.
(Wikimedia Commons/Reprodução)
Os caracóis-cone, Conus geographus, caçam peixes disparando um dente como um arpão que libera um poderoso veneno. Quando humanos são atingidos, não existe antiveneno, restando aos profissionais apenas tentar manter a pessoa viva por tempo suficiente para que as toxinas passem.
(Wikimedia Commons/Reprodução)
O escorpião-amarelo-da-Palestina, Leiurus quinquestriatus, possui um veneno composto por neurotoxinas que bloqueiam canais específicos do sistema nervoso.
(Wikimedia Commons/Reprodução)
O polvo-de-anéis-azuis, Hapalochlaena maculosa, é o polvo mais mortal do mundo. Seu veneno é capaz de matar 25 humanos adultos em questão de minutos.
(Wikimedia Commons/Reprodução)
O sapo é conhecido em inglês como Golden Poison Dart, que significa "dardo venenoso dourado", e só por isso já dá para saber que é encrenca. É o animal vertebrado mais venenoso do mundo e sua pele é revestida por uma toxina alcalóide, que faz com que os nervos da vítima parem de transmitir impulsos, levando à insuficiência cardíaca.
(Wikimedia Commons/Reprodução)
A Taturana oblíqua, Lonomia obliqua, tem um veneno tóxico capaz de fazer com que seu sangue coagule por todo o corpo. Seus espinhos penetram facilmente na pele para liberar seu veneno e pode levar vários dias dolorosos para fazer efeito.
(Wikimedia Commons/Reprodução)
A Aranha-Teia-de-Funil, possui um veneno chamado de atracotoxina, que inibe o sistema nervoso, podendo levar à morte em apenas 15 minutos se não for tratado.
(Wikimedia Commons/Reprodução)
O Dragão Azul, Glaucus atlanticus, é uma espécie de lesma do mar conhecida por sua forma que lembra um dragão. Quando eles picam alguém, causam todos os tipos de problemas, incluindo dor, vômito e dermatite de contato alérgica aguda.
(Wikimedia Commons/Reprodução)
O Malo Kingi, é uma espécie de água-viva da família de Irukandji, que carrega um veneno que pode levar à síndrome de Irukandji. A maioria dos adultos acometidos podem sentir dor intensa, pressão alta e enjoo.