6 fatos assustadores sobre nosso Sistema Solar

09/07/2021 às 10:002 min de leitura

Nas últimas décadas, a humanidade vem avançando significativamente nos estudos sobre o Sistema Solar e seus fenômenos galácticos, mas a cada nova descoberta realizada, mais se tem a sensação de que pouco se sabe sobre o Universo. Apesar disso, pesquisas e estudos sobre o conjunto de corpos celestes entregam resultados cada vez mais intrigantes, comprovando uma condição assustadora sobre um território que por séculos era considerado inexplorável pelas pessoas.

Conheça abaixo algumas curiosidades e suposições sobre eventos que ocorreram para além da atmosfera terrestre.

1. Dinossauros lunares

(Fonte: Shutterstock / Reprodução)(Fonte: Shutterstock / Reprodução)

Desde 2009, o Orbitador de Reconhecimento Lunar (LRO) da NASA vem circulando a Lua e enviando medições para a Agência Espacial, e algumas dessas descobertas indicaram registros curiosos, como a identificação de ossos de dinossauro reais na superfície lunar. Aparentemente, esses fósseis foram catapultados para além da Terra após o impacto do asteroide há cerca de 65 milhões de anos e sugerem que restos dos animais podem estar espalhados pelo Sistema Solar.

2. Efeitos tectônicos para além da Terra

(Fonte: Phys / Reprodução)(Fonte: Phys / Reprodução)

Há cerca de 3,3 a 3,5 bilhões de anos, a Terra passou a sofrer os primeiros impactos das placas tectônicas e viu montanhas, ilhas, vulcões, aberturas marítimas se formarem e moldarem constantemente. Porém, essa característica fundamental para a vida terrestre não existe somente no nosso planeta, já que em 2016 a missão espacial MESSENGER detectou processos tectônicos em Mercúrio e indicou que essa ação sob a superfície pode estar causando o encolhimento do planeta.

3. O espaço está mais próximo do que se imagina

(Fonte: Pinterest / Reprodução)(Fonte: Pinterest / Reprodução)

Apesar da ficção sugerir que o espaço se localiza centenas de quilômetros acima da superfície da Terra, o limite entre a atmosfera terrestre e o espaço exterior, conhecido como Linha de Kármán, está localizado a apenas 100 km acima do nível do mar.

4. O nono planeta

(Fonte: Phys / Reprodução)(Fonte: Phys / Reprodução)

Apesar de Plutão ter sido excluído do grupo de planetas do Sistema Solar, os astrônomos Konstantin Batygin e Mike Brown, da Caltech, anunciaram a existência de um teórico "Planeta Nove" em 2015, como uma explicação para os movimentos de alguns objetos no Cinturão de Kuiper. Quatro anos depois, novas pesquisas apontaram que esse nono corpo celeste pode ser um buraco negro primordial que foi capturado pela gravidade do nosso Sol e, mesmo sendo pequeno em relação aos seus irmãos, detém um enorme poder.

5. O inferno de Vênus

(Fonte: NASA / Reprodução)(Fonte: NASA / Reprodução)

Com a pressão 80 vezes maior do que a da Terra, temperaturas médias em torno de 460 graus Celsius e chuvas intermináveis de ácido sulfúrico, Vênus é um complexo sistema hostil em chamas que alcançou tais condições graças a um efeito estufa descontrolado. Aparentemente, o planeta possuía condições de vida há cerca de 3 bilhões de anos e traz comparações a longo prazo com a Terra, visto as alterações climáticas e efeitos da ação humana com os quais vivemos.

6. A Terra "engolida" pelo Sol

(Fonte: NASA / Reprodução)(Fonte: NASA / Reprodução)

Uma vez que o Sol fique sem o hidrogênio necessário para a fusão nuclear, o núcleo da estrela encolherá e as camadas externas serão derramadas, lançando o calor e a radiação necessários para derreter completamente todo o Sistema Solar. Esse processo de superaquecimento culminará no surgimento de uma estrela anã branca, um remanescente estelar composto por matéria eletronicamente desgastada, e transformará parte da Via Láctea em um lugar frio, silencioso e morto.