Artes/cultura
16/07/2021 às 05:00•2 min de leitura
As águas-vivas são animais marinhos que atraem tanto pela beleza quanto pela dor de suas picadas. Ao longo do tempo, porém, muitas lendas urbanas surgiram em relação a esses animais tão curiosos. E você sabia que elas são chamadas medusas por conta de seus tentáculos? O nome é uma referência ao monstro da mitologia grega com cobras no lugar de cabelos. Confira outras curiosidades:
Mito! Até o momento, os cientistas já detectaram mais de 2 mil espécies diferentes de águas-vivas, mas acreditam haver mais de 300 mil ainda não documentadas!
Fato! Elas também não têm coração, pulmão e esqueleto. O oxigênio é absorvido pela pele, que é extremamente fina, já o coração é desnecessário por ela não ter sangue. Por fim, a rede nervosa logo abaixo da epiderme é sensível ao toque e faz com que o animal não precise de um cérebro para processar ações ou pensamentos.
Mito! Os seres humanos não estão entre as presas das medusas, mas encontros acidentais podem acabar bem desagradáveis para nós.
Água-viva (Fonte: Pixabay)
Fato! Em 1991, quase 3 mil medusas-da-lua foram ao espaço a bordo do ônibus espacial Columbia. A intenção era ver como a microgravidade afetaria a estrutura desses animais. No espaço, algumas das águas-vivas se multiplicaram, e as que nasceram por lá não sabiam como lidar com a gravidade ao virem para a Terra.
Mito! Essa lenda urbana voltou aos holofotes por conta da série Friends, mas não passa de balela. Xixi na queimadura de água-viva não serve para nada. O ideal é aplicar algo como vinagre para tentar desativar as células da picada e jamais esfregar a área – isso pode acionar ferrões e liberar ainda mais veneno. Ou seja, nada de esfregar o local com areia, como muita gente também recomenda.
Fato! Fósseis em rochas indicam que as águas-vivas já estavam na Terra há 500 milhões de anos. Ou seja, elas são mais antigas que os próprios dinossauros!
Água-viva (Fonte: Pixabay)
Parcialmente fato. Como esses animais podem conter entre 85% e 98% de água, caso eles encalhem na areia, é só uma questão de tempo até a água evaporar e eles praticamente desaparecerem.
Fato! Algumas espécies podem ter tentáculos com quase 30 metros – superior ao tamanho de uma baleia-azul –, mas eles são tão escorregadios que nunca se enroscam. Além disso, elas só picam medusas de outras espécies.
Parcialmente fato. Apesar de composições corporais muito simples, algumas espécies de águas-vivas pode, conter até duas dúzias de olhos, com lente, retina e córnea. As da família Cubozoa, por exemplo, têm visão 360 graus.
Água-viva (Fonte: Pixabay)