Estilo de vida
20/07/2021 às 03:00•2 min de leitura
Agora que é inverno aqui no Brasil, a gente está tranquilo em relação ao calor — e a maioria de nós está acostumado a temperaturas de 35 ou 40 °C. Já no hemisfério norte, onde agora é verão, as coisas são um pouco diferentes...
Como recentemente noticiou a rede britânica BBC, temperaturas de até 49,6 °C foram registradas na costa oeste do Canadá. Dá para imaginar os canadenses, acostumados com a neve, lidando com temperaturas assim? Pois é: mais de 200 pessoas já morreram no país, com essa onda de calor.
O melhor jeito de lidar com esse bafo quente é ficar num ar-condicionado... Mas e se essa maravilha não está disponível? Aí, a gente pode olhar para o passado, em busca de inspiração. Confira algumas soluções interessantes que as pessoas usavam antes da invenção do condicionador de ar, em 1901.
Imagem: Wikimedia Commons
Sabe aquela imagem de empregados balançando folhas para refrescar um nobre? Pois o punkah é quase isso, só que com uma engenhoca. Um monte de panos era preso a uma madeira no teto e essa madeira tinha cordas. Na Índia, onde o punkah foi criado, essas cordas eram puxadas por empregados mal pagos — assim, os panos balançavam e faziam vento para os ricos. Nos Estados Unidos, isso era trabalho para os escravos.
Imagem: Wikimedia Commons
Na década de 1880, o ventilador elétrico (como o da imagem acima) já havia sido criado. Nessa mesma época, donos de teatros usaram ventiladores elétricos em uma gambiarra para que as pessoas não suassem durante os espetáculos. Era assim: o ventilador trazia o ar de fora, esse ar passava por câmaras subterrâneas repletas de gelo e era jogado para a plateia. Uma esponja com perfume era colocada no sistema, como um plus.
Imagem: U.S. National Archives/Flickr
Antes mesmo das invenções acima, um fabricante de instrumentos musicais dos Estados Unidos criou uma geringonça bem curiosa — porém criativa — para refrescar seus clientes. Basicamente, a pessoa usava o pé para acionar um leque que ficava em cima da cabeça. Ao que consta, George Washington e Benjamin Franklin tinham uma dessas em suas casas.
Imagem: Wikimedia Commons
Mesmo nas noites mais quentes, pode existir um ventinho para aliviar o calor. O problema é quando essa brisa não chega na cama e a gente fica sofrendo, sem conseguir dormir. Os americanos tinham uma solução interessante para isso, até o século XIX: alpendres de dormir. Na prática, é um cômodo com janelas teladas por todos os lados, permitindo que mais correntes de ar passem pela cama.
E aí, qual dessas soluções você achou mais criativa?