Artes/cultura
16/04/2022 às 07:00•2 min de leitura
Você sabe o que é um eclipse lunar? Esse fenômeno ocorre quando a Lua atravessa a sombra da Terra e adquire uma coloração avermelhada. Inclusive, essa ocasião especial só pode acontecer quando a Lua está em fase cheia. Nos tempos antigos, os eclipses eram considerados assustadores para algumas pessoas, principalmente porque muitas civilizações usavam a Lua e o Sol para contar o tempo e as estações.
Logo, quando a aparência de um dos astros mudava por completo, ninguém sabia o que esperar. E se você acredita que esse é o único fato curioso existente sobre os eclipses lunares, você está bastante enganado! Confira a lista com cinco curiosidades chocantes a respeito desse fenômeno.
Leia também: 5 mistérios incríveis não desvendados sobre a Via Láctea
(Fonte: Shutterstock)
Até agora, no século XXI, já aconteceram 85 eclipses lunares. Dependendo da região do planeta em que você estiver, é possível ver esse fenômeno acontecendo entre 40 e 45 vezes a cada 2 ou 3 anos. Em comparação, o eclipse total do Sol ocorre, em média, uma vez a cada 375 anos.
A disparidade entre os dois tipos de eclipse se dá muito pelo diâmetro da sombra dos dois astros. Como a Terra é consideravelmente maior que a Lua, torna-se muito mais fácil gerar uma sombra grande o suficiente para bloquear a passagem de luz solar para seu satélite natural.
(Fonte: Shutterstock)
Quando a sombra da Terra varre a paisagem lunar, as temperaturas do satélite caem radicalmente. Esse enorme choque térmico pode fazer que algumas rochas lunares se desintegrem e quantidades de gás escapem de dentro da Lua. Porém, se o eclipse ocorrer quando o Sol estiver alto no céu lunar, a queda da temperatura é ainda mais rápida.
Em 1971, pesquisadores registraram uma diminuição de temperatura de 75,7 °C para -102,1 °C, em um período de apenas 10 a 30 minutos, em dois locais onde o voo espacial Apollo 12 havia aterrissado.
(Fonte: Shutterstock)
Um eclipse lunar pode ser total, parcial ou penumbral. O primeiro ocorre quando a sombra da Terra toma completamente conta da Lua, enquanto o parcial é o nome dado para os eclipses que a sombra só ocupa parte do satélite natural do nosso planeta. O eclipse penumbral, no entanto, é mais imperceptível.
Essa terceira vertente ocorre quando a sombra externa mais clara da Terra (penumbra) cobre a Lua, o que faz que muitas vezes esse fenômeno passe despercebido por observadores casuais do céu.
(Fonte: Shutterstock)
Durante um eclipse lunar, é comum que o satélite da Terra seja chamado de "Lua de sangue" por conta da coloração avermelhada que adquire. A razão por trás dessa mudança de cor é a maneira como a luz é refletida na atmosfera do planeta. Esse fenômeno é chamado de Dispersão de Rayleigh.
Inclusive, esse é o mesmo motivo pelo qual o Sol nasce e se põe em uma coloração mais avermelhada. A cor exata da lua também é influenciada pelas partículas na atmosfera da Terra no momento do evento.
(Fonte: Shutterstock)
É de se pensar que um eclipse lunar não dura para sempre, mas de quanto tempo estamos falando? Segundo o Museu Marítimo Nacional de Londres, esse fenômeno não pode durar mais que 3 horas e 40 minutos. Além disso, um eclipse lunar total não tem mais que 1 hora e 40 minutos.
Como a Terra tem uma sombra em formato de cone, a duração do evento depende muito de onde a lua está viajando dentro da sombra.