5 funções do Google que você provavelmente não conhecia

23/05/2022 às 10:002 min de leitura

Seja você um dinossauro da internet ou alguém que está aprendendo a usá-la agora, o Google provavelmente já se tornou o seu melhor amigo. Afinal, essa é a principal ferramenta de busca por informações no mundo virtual e consegue obter respostas para praticamente todas as suas perguntas.

Porém, só ser extremamente funcional não basta para se tornar uma ferramenta com tantos acessos e a própria empresa não parece estar satisfeita só com isso. Por esse motivo, existem diversos easter eggs escondidos no Google que constantemente surgem e surpreendem seus usuários. Pensando nisso, nós separamos uma lista com cinco funções dessa ferramenta que você provavelmente não sabia. Olha só!

1. Do a barrel roll

(Fonte: Internet/Reprodução)(Fonte: Internet/Reprodução)

Para os fãs dos jogos da Nintendo, ou especificamente da série de jogos Star Fox, o Google preparou uma brincadeirinha para divertir os gamers. No jogo de aventura espacial, o personagem Peppy fala para seus colegas fazerem um barrel roll — um movimento onde uma espaçonave realiza um giro de 360º para se esquivar de tiros — para driblar os inimigos.

A manobra se tornou bastante famosa na década de 1990 e a frase "Do a barrel roll" tomou conta da internet. Portanto, se você pesquisá-la no Google, a página de pesquisas imitará o movimento feito pelos pilotos e passará a girar na tela do computador!

2. Pesquisa de imagens

(Fonte: Internet/Reprodução)(Fonte: Internet/Reprodução)

Você quer saber de qual canto da internet saiu ou procurar se uma foto sua já apareceu em alguma página? Nesse sentido, o Google possui uma das ferramentas mais úteis e divertidas de todos os tempos: a pesquisa reversa por imagens. Para isso, basta clicar no atalho "imagens" no canto direito superior da página de pesquisa.

Você será direcionado para uma outra página onde poderá selecionar fotos salvas no seu computador e pesquisá-la pelos quatro cantos da internet. Para melhorar a eficiência da pesquisa, também é possível usar palavras-chave que se associem à foto.

3. Fliperama dos anos 80

(Fonte: Internet/Reprodução)(Fonte: Internet/Reprodução)

No aniversário de 30 anos do jogo de fliperama Pac-Man em maio de 2010, o Google preparou algo verdadeiramente especial para os fãs da franquia. Naquele mês, foi criado um doodle — uma alteração temporária na página principal da página de pesquisa — que permitiu aos usuários jogarem um pouco antes de procurarem algo na internet.

Esse tipo de variação também é usado pelo Google para celebrar aniversários de ícones históricos e de feriados. E se você não conseguiu desfrutar desse jogo enquanto ele esteve na página principal da plataforma, você ainda pode brincar clicando aqui!

4. Remover uma página das pesquisas

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Se você encontrar alguma página que esteja divulgando informações pessoais suas ou estiver ultrapassando alguma questão legal, você pode solicitar a remoção dela do Google através de um formulário oferecido pela plataforma. Isso faz com que a comunidade seja mais participativa e deixe os resultados de pesquisa mais limpos.

Todas as instruções são oferecidas pela empresa neste link, onde você pode encontrar o passo a passo para ajudar outros usuários a ter uma ferramenta mais eficiente.

5. Impedindo crimes

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

A pornografia infantil é um problema sério em nossa sociedade, mas ainda maior quando falamos sobre a internet. Com um menor controle na difusão de informações, imagens e por aí vai, pode ser um verdadeiro problema para as plataformas impedir que crimes sejam divulgados ou aconteçam.

Porém, isso é algo que o Google tem trabalhado para melhorar. Através da ferramenta de pesquisa reversa de imagem (item 2), o Google indexa imagens problemáticas e encontra quaisquer cópias online. Isso torna mais fácil para que os provedores consigam combatê-las. 

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: