
Ciência
30/08/2022 às 12:28•2 min de leitura
Um grupo de paleontólogos da Califórnia criou um mapa interativo através do qual você pode ver como a área em que a sua cidade fica atualmente foi mudando de lugar ao longo de 600 milhões de anos. Além disso, o mapa mostra quais fósseis de dinossauro foram encontrados próximos do local que você selecionou.
O mapa oferece diversas opções de manipulação. (Fonte: Dinosaur Pictures)
Em entrevista à CNN, Ian Webster, um dos desenvolvedores do mapa, afirmou que a história da Terra é mais longa do que nós conseguimos imaginar e que o arranjo de placas tectônicas que nós temos hoje não durará para sempre. Nesse sentido, o mapa criado por ele é uma forma de observar os inúmeros processos pelos quais a Terra já passou.
Dentre as opções oferecidas pelo sistema criado por Webster estão a de ver como era a Terra em diferentes eras geológicas a partir de 750 milhões de anos até hoje. E se você quiser ver onde estava a sua cidade enquanto o planeta mudava, é só digitar o nome dela na barra de busca.
Por exemplo, quando os primeiros animais terrestres começaram a andar pelo nosso planeta, a cidade de São Paulo (localizada no ponto vermelho da imagem abaixo) fazia parte de uma porção de terra na qual não se podia distinguir nenhum dos nossos atuais continentes.
A Terra era muito diferente quando surgiram os primeiros animais terrestres. (Fonte: Dinosaur Pictures)
Já quando as primeiras flores surgiram, conseguimos ver o início da separação entre o nosso continente e o africano (imagem abaixo).
Quando as flores surgiram, há 120 milhões de anos, nossos continentes começaram a se separar. (Fonte: Dinosaur Pictures)
Outra ferramenta incorporada ao mapa aponta os dinossauros que passeavam por aqui nas diferentes eras. No caso da cidade de São Paulo, trata-se do aeolosaurus, um herbívoro que viveu no período Cretáceo e teve fósseis descobertos na Argentina e no Brasil.
O Aeolosaurus era o habitante das terras que hoje nós chamamos de América do Sul. (Fonte: Dinosaur Pictures)
Você pode acessar o mapa interativo aqui.
A busca por alienígenas exige muita criatividade, já que a vida fora da Terra pode não se parecer em nada com a nossa.
Sob a vasta floresta da Amazônia, existe um rio subterrâneo que desafia as convenções e revela segredos das profundezas da Terra.
De acordo com a ciência, as jogadas com os dados seguem um padrão.
As montanha Candy Cane são feitas de xisto e outras rochas sedimentares que mudaram de cor com base no contato com a água de um antigo mar.
Onkalo é uma caverna subterrânea na ilha de Olkiluoto, preparada durante 15 anos para receber os resíduos nucleares das usinas da Finlândia durante 100 anos.
Se pudéssemos atingir a velocidade da luz, os efeitos seriam catastróficos.
A experiência sensorial das antigas civilizações era bem diferente da nossa.
Conheça a caverna vietnamita que abriga florestas, rios e um ecossistema único.
Como equações simples desvendam ciclos populacionais entre caçadores e presas na natureza — e com incrível precisão.